Defesa Civil de Brasilândia de Minas Age Rapidamente para Interditar Reservatório da Copasa em Risco de Rompimento
Caixa d’água possuía capacidade de 150 mil litros de água e apresenta várias rachaduras e fissuras.
Um grave vazamento de água em um reservatório da COPASA no centro de Brasilândia de Minas, noticiado nas redes sociais, acionou a Defesa Civil da cidade para a adoção das providências necessárias.
Durante a vistoria realizada, ficou evidente que o reservatório, uma caixa d´água com quase 6 metros de altura e capacidade para 150 mil litros, localizado na subida da Serra Extrema, apresentava diversas irregularidades na operação devido a trincas, fissuras e rachaduras em sua estrutura.
Segundo Geraldo Pablo, Coordenador de Defesa Civil do município, a vistoria revelou que “havia um vazamento de água que, pelas características, já ocorria há vários meses. Esse vazamento estava relacionado a processos erosivos na base da estrutura, calcificação nas paredes de concreto com exposição da ferragem, e até mesmo manchas de escorrimentos, representando um sério risco de desastre.”
O colapso de um reservatório de tal porte, devido à rapidez de ruptura e ao volume de água descendo na direção da cidade, equivaleria ao rompimento de uma pequena barragem, o que poderia resultar em graves danos, agressões ao meio ambiente e, potencialmente, vítimas fatais devido à correnteza, alertou Geraldo Pablo.
Diante desses riscos e possíveis prejuízos, o Coordenador da Defesa Civil determinou a interdição imediata do reservatório. Ele não poderá operar até que a COPASA elabore um laudo de engenharia. No entanto, foi concedido um prazo de 2 dias para o esvaziamento completo da água, a fim de evitar desperdício e o risco de contaminação por dengue no interior do reservatório. A empresa também deve realizar manobras nas redes de tubulações para garantir o abastecimento normal da população, mesmo sem o uso desse reservatório, que foi interditado por tempo indeterminado.
Mais informações no programa “Impacto Notícias”, a partir das 12Hrs. Acompanhe pelo link https://sputnikvozdopovo.com.br/sertafm e também pela SertaFM 101,5.
Gostou do nosso portal de notícias?
Então siga o canal do YouTube, receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Noroeste Mineiro, clique em NOTÍCIAS. Siga o jornalista Jeferson Sputnik no Twitter, Instagram e Facebook. Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].
O conteúdo do Sputnik Voz do Povo é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção
Comentários