fbpx
Minas em Foco

Defesa Civil de Brasilândia de Minas Age Rapidamente para Interditar Reservatório da Copasa em Risco de Rompimento

Caixa d’água possuía capacidade de 150 mil litros de água e apresenta várias rachaduras e fissuras.

Um grave vazamento de água em um reservatório da COPASA no centro de Brasilândia de Minas, noticiado nas redes sociais, acionou a Defesa Civil da cidade para a adoção das providências necessárias.

Durante a vistoria realizada, ficou evidente que o reservatório, uma caixa d´água com quase 6 metros de altura e capacidade para 150 mil litros, localizado na subida da Serra Extrema, apresentava diversas irregularidades na operação devido a trincas, fissuras e rachaduras em sua estrutura.

Segundo Geraldo Pablo, Coordenador de Defesa Civil do município, a vistoria revelou que “havia um vazamento de água que, pelas características, já ocorria há vários meses. Esse vazamento estava relacionado a processos erosivos na base da estrutura, calcificação nas paredes de concreto com exposição da ferragem, e até mesmo manchas de escorrimentos, representando um sério risco de desastre.”

O colapso de um reservatório de tal porte, devido à rapidez de ruptura e ao volume de água descendo na direção da cidade, equivaleria ao rompimento de uma pequena barragem, o que poderia resultar em graves danos, agressões ao meio ambiente e, potencialmente, vítimas fatais devido à correnteza, alertou Geraldo Pablo.

Diante desses riscos e possíveis prejuízos, o Coordenador da Defesa Civil determinou a interdição imediata do reservatório. Ele não poderá operar até que a COPASA elabore um laudo de engenharia. No entanto, foi concedido um prazo de 2 dias para o esvaziamento completo da água, a fim de evitar desperdício e o risco de contaminação por dengue no interior do reservatório. A empresa também deve realizar manobras nas redes de tubulações para garantir o abastecimento normal da população, mesmo sem o uso desse reservatório, que foi interditado por tempo indeterminado.

Mais informações no programa “Impacto Notícias”, a partir das 12Hrs. Acompanhe pelo link https://sputnikvozdopovo.com.br/sertafm e também pela SertaFM 101,5.

Gostou do nosso portal de notícias?

Então siga o canal do YouTubereceba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Noroeste Mineiro, clique em NOTÍCIAS Siga o jornalista Jeferson Sputnik no TwitterInstagram e Facebook.  Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

O conteúdo do Sputnik Voz do Povo é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo