fbpx
Justiça

Abertas inscrições para processo seletivo de cursos técnicos do IFTM em João Pinheiro

São ofertadas 105 vagas distribuídas entre as cidades de João Pinheiro e Uberlândia com ingresso no 2º semestre deste ano. As inscrições são gratuitas e ocorrem até 30 de junho

“Em João Pinheiro, onde funciona um polo presencial do IFTM ligado ao Campus Paracatu, há 35 vagas para o curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática. As inscrições são gratuitas”.

O processo seletivo de cursos técnicos para ingresso no 2º semestre do ano do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) já está com inscrições abertas. Elas ocorrem até o dia 30 de junho pela Internet, por meio da página de ingresso da instituição, e são gratuitas. Candidatos que não têm acesso à Internet, podem comparecer presencialmente à unidade onde pretende estudar para o devido atendimento, exceto sábados, domingos, feriados e recessos escolares e de acordo com o horário de funcionamento descrito no item 7.1 do edital.

Estão sendo ofertadas 105 vagas distribuídas entre as cidades de João Pinheiro e Uberlândia. Em João Pinheiro, onde funciona um polo presencial do IFTM ligado ao Campus Paracatu, há 35 vagas para o curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática. Em Uberlândia, estão disponíveis 40 vagas para Técnico em Agropecuária, no IFTM Campus Uberlândia, e 30 vagas para o curso Técnico em Redes de Computadores, no IFTM Campus Uberlândia Centro.

Do total de vagas, o IFTM disponibiliza 60% para vagas reservadas, 35% para a ampla concorrência e 5% para pessoas com deficiência.  Os optantes por participarem da seleção por meio de reserva de vagas deverão, no momento da matrícula, caso sejam aprovados, comprovar as condições a que se autodeclararam na realização da inscrição e que justifiquem o devido direito à vaga reservada. Para mais informações sobre reserva de vagas e grupos de concorrência existentes nos processos seletivos do IFTM, acesse o canal da instituição no YouTube.

Sobre os cursos técnicos ofertados no processo seletivo 2023/02

Todos os cursos técnicos desta seleção são na modalidade Concomitância Externa, ou seja, o estudante cursará o ensino técnico no IFTM e o Ensino Médio em outra instituição, se ainda não o concluiu. Para isso, deve ter feito, no mínimo, o 1º ano do Ensino Médio. Os candidatos que já possuem o Ensino Médio completo também se enquadram no processo seletivo.

Além disso, todos os cursos ofertados têm duração de 1 ano e 6 meses. As aulas do curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática e do Técnico em Redes de Computadores acontecem no período vespertino, ou seja, à tarde. Já no Técnico em Agropecuárias, as aulas são no período matutino, ou seja, de manhã.

Forma de seleção

A seleção dos candidatos ocorre por meio do cálculo da média das notas obtidas no 9º ano do Ensino Fundamental (antiga 8ª série) nas disciplinas de Português, Matemática, História, Geografia e Ciências – somam-se as notas e divide-se por 5.

Divulgação dos resultados

O resultado preliminar deste processo seletivo será publicado no dia 11 de julho, e o definitivo, a partir das 17h do dia 14 de julho, ambos na página de ingresso do IFTM.

O prazo para interposição de recursos será de 48 horas a contar do horário da divulgação do resultado preliminar.

Mais informações, inscrições e edital completo na página de ingresso do IFTM.

Cobertura do Sputnik Voz do Povo

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Sputnik Voz do Povo, nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected]

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem por meio do WhatsApp do Sputnik Voz do Povo: (38) 9.98070292.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo