fbpx
Minas em Foco

Campanha da controladoria do município de Paracatu incentiva a denúncia como arma contra o feminicídio

O feminicídio é qualquer assassinato cometido contra a mulher por causa de sua condição de mulher, que tem como resultado de violência doméstica e familiar ou por desprezo e discriminação por sua condição de mulher. Esse é um problema que se tornou alarmante no mundo, mas principalmente no Brasil, e também na nossa cidade de Paracatu/MG. Atualmente, segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direito Humanos (ACNUDH) o Brasil, ocupa atualmente o 5o lugar com maior número de mortes de mulheres. Desde 2015, mais de 280 crianças ficaram órfãs no devido ao feminicídio.
Portanto, todos devem denunciar o caso à polícia, ao Ministério Público, ao Ministério da Justiça ou a outro órgão de proteção à mulher. Segundo o entendimento
do Supremo Tribunal Federal (STF), os casos de lesão corporal na esfera doméstica requerer a ação penal pública e incondicional, ou seja, a ação deve ocorrer independentemente da vontade da vítima (para sua proteção), desta forma você como cidadão pode denunciar quando ver, ouvir, ou desconfiar que existe a prática da violência contra a mulher perto de você.

Até o final de hoje, cerca de quatro mulheres serão assassinadas no Brasil apenas por serem mulheres (dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública no Brasil). Esse é apenas um dos dados que demonstram a urgência de ações de combate ao feminicídio no país.

Essa campanha tem como sugestão que todo cidadão possa prevenir o feminicídio denunciando situações de violência verbal, psicológica ou física, e esses casos não se limitam a situações entre cônjuges. Se você é vítima ou ficou sabendo de uma mulher que está passando por isso denuncie, o canal de denúncia é o 180, que atende 24 horas por dia, inclusive feriados e finais de semana, de forma gratuita. Você pode denunciar uma situação de violência doméstica neste número para que as autoridades públicas possam oferecer apoio e ajuda a esta mulher. Não importa se o caso envolve idosas, crianças, adultos, cônjuges ou não.

Qualquer coisa relacionada à violência contra a mulher pode ser denunciada na Central de Atendimento à Mulher, pelo 180. Porém, se for uma emergência que exija intervenção no momento, você deve ligar imediatamente para a Polícia Militar, pelo 190.

CANAIS DE DENÚNCIA NA CIDADE DE PARACATU

CONSELHO MUNICIPAL DE DIREITOS DAS MULHERES (CMDM)/ OUVIDORIA
(38) 3679-0312

CREAS
(38) 3671-1894 ou (38) 98827-2456

CRAS CÉU DAS ARTES (BAIRRO BOM PASTOR)
(38) 3671-1858

CRAS NOVO HORIZONTE
(38) 3671-3031

CRAS BELAS VISTA
(38) 3671-8950

DEFENSORIA PÚBLICA
38) 3679-0320

MINISTÉRIO PÚBLICO DE MINAS GERAIS/ COMARCA PARACATU – MG – MPMG
(38) 3671-6584

A CENTRAL DE ATENDIMENTO À MULHER
180

POLICIA MILITAR/MG
190

Gostou do nosso portal de notícias?

Então siga o canal do YouTubereceba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Noroeste Mineiro, clique em NOTÍCIAS Siga o jornalista Jeferson Sputnik no TwitterInstagram e Facebook.  Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

O conteúdo do Sputnik Voz do Povo é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo