fbpx
Justiça

Coordenação Médica e de Regulação do Cisreuno se manifesta sobre atendimento do SAMU e esclarece ocorrência em João Pinheiro

Uma moradora do bairro Primavera, gravou um vídeo, questionando o socorro prestado pelo SAMU no município de João Pinheiro. De acordo com a jovem Maryleide, o irmão, Valdison Bispo dos Santos, de 27 anos, passou mal “convulsão” na rua Manoel Alves Gomes, no bairro Primavera, na noite do último sábado (15) por volta das 00h.

A irmã do paciente disse que encontrou o irmão caido convulsionando e foi socorrido por ela, em seguida a jovem acionou o SAMU, para que o irmão fosse levado, para a Unidade de Pronto Atendimento UPA. A irmã, de Valdison, disse que foi orientada pelos profissionais, que o atendimento não era de emergência e que ela deveria procurar o PSF, logo em seguida a unidade então saiu do local e retornou a base, sem encaminhar o paciente para a Unidade de Pronto Atendimento UPA, por enteder que o caso não era de emergência.

A jovem, revoltada e sem dinheiro, conseguiu um veículo que levou Valdison, para a Unidade de Pronto Atendimento, onde foi atendido e ficou internado e permaneceu até às 09h da manhã do último domingo (16), passou por exames e não foi constatado nenhum tipo de problema de sáude.

Maryleide, disse que vai na polícia registrar um boletim para acionar a justiça, sobre o atendimento recebido, e afirmou que chegou a não acreditar que o socorro estava sendo negado.

O SputniK Voz do Povo, solicitou esclarecimentos para a Regional Reguladora em Patos de Minas, que prontamente respondeu:

“Na madrugada do domingo (16), por volta das 01h26min, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) recebeu uma chamada solicitando atendimento para um paciente de 24 anos, sexo masculino, referindo que o mesmo havia feito uso de bebida alcóolica e estava apresentando falta de ar e tremores. Imediatamente foi deslocada uma unidade até o endereço informado na ocorrência. A equipe chegou ao local em menos de 10 minutos.


Durante o atendimento, os dados vitais foram enviados ao médico regulador através do smartphone do SAMU (como sempre ocorre). O paciente foi avaliado minuciosamente e estava consciente, orientado, dados vitais estáveis, respirando normalmente, com sinais indicativos de uso de álcool, sem sinais que justificassem o transporte pelo SAMU naquele momento.


Ele realmente precisava passar por avaliação médica e foi orientado quanto a isso, mas não tinha a indicação de ser pelo SAMU, pois não estava em convulsão no momento do atendimento e não apresentava nenhuma condição que colocava sua vida em risco.


Reforçamos que o SAMU é um serviço de atendimento de urgência e emergência e nos casos sem essas características, ou mesmo em urgências de baixa complexidade, o paciente pode receber atendimento na Unidade Básica de Saúde mais próxima. No caso em questão, foi orientado a procurar atendimento na UPA por meios próprios pois o quadro poderia ter outras causas desencadeantes que não justificavam o transporte pelo SAMU.” Finalizou Coordenação Médica e de Regulação do Cisreuno.

Coordenação Médica e de Regulação do Cisreuno

Segue o vídeo feito pela irmã do paciente, durante o atendimento, no bairro Primavera.

OBSERVAÇÃO

O Sputnik Voz do Povo, diante das alegações se atém apenas em noticiar os fatos narrados, sem fazer juízo de fato, das partes envolvidas, sendo as partes totalmente responsáveis pelas informações aqui veiculadas.

As informações aqui narradas não representam a opinião do jornalista redador e nem do veículo de comunicação Sputnik Voz do Povo.

Cobertura do Sputnik Voz do Povo

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Sputnik Voz do Povo, nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe! Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected]

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem por meio do WhatsApp do Sputnik Voz do Povo: (38) 9.98070292. Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo