fbpx
Minas em Foco

Irmãos Prado juntos com Hospital do Amor enviam carreta do Amor para o 11º Mutirão de Prevenção ao Câncer em Montes Claro

A carreta do Hospital de Amor, adquirida com Emendas do Dep. Weliton Prado, chegou em Montes Claros em apoio ao 11º Mutirão de Prevenção ao Câncer da Associação Presente!

Quanto mais cedo se descobrir o câncer, maiores são as chances de cura da doença. Com base nessa condição, aconteceu na última sexta-feira (14), em Montes Claros, no Norte de Minas, o 11º Mutirão de Prevenção do Câncer. Ação aconteceu durante todo o dia, teve início as 7h até 17h e foram oferecidos mais de 3 mil exames gratuitos.

A ação preventiva foi promovida na Praça Doutor Carlos, região central da cidade, e também na Praça da Catedral, onde contou com o apoio da Carreta do Amor, destinada pelo Hospital de Amor de Barretos em parceria com os deputados Elismar Prado e Weliton Prado. A organização da Associação Presente de Apoio a Pacientes com Câncer e contou com a participação de 300 voluntários, entre médicos profissionais de saúde e estudantes da área.

Foram montadas seis tendas onde as pessoas foram submetidas a exames, com testes e avaliações preventivas de diversos de tipos da doença, como os cânceres de próstata, da mama, colo do útero, pele e boca.

Na carreta do amor, pacientes que passaram pela avaliação da tenda de mastologia e receberam a indicação, fizeram o exame preventivo.

A fundadora da Associação Presente e oncologista, Príscila Miranda Soares, explica que o diagnóstico precoce pode salvar vidas.

“Descobrir a doença no início é fundamental porque, em muitos casos, o câncer é mais fácil de tratar e tem uma taxa de sucesso maior quando é detectado em seus estágios iniciais. Quando o câncer é diagnosticado em estágio avançado, pode ter se espalhado para outras partes do corpo e pode ser mais difícil de tratar. Nosso objetivo é fazer com que esses pacientes tenham o acesso ao diagnóstico mais cedo, o que infelizmente não acontece quando eles estão nas filas dos hospitais”, disse a médica em nota enviada à imprensa.

O Deputado Estadual, Presidente da Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Câncer, Elismar Prado, esteve no evento e falou sobre a importância do 11º Mutirão de Prevenção ao Câncer, e também dos desafios para combater a doença em Minas Gerais. Segundo ele, a legislação que garante a confirmação do diagnóstico em 30 dias e início do tratamento da doença pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em 60 dias não vem sendo cumprida e afirmou que não vai medir esforços para garantir a legislação. O deputado falou também da parceria com a Associação Presente, e dos recursos destinados.

“Nossa parceria com a Associação Presente e a Dra. Príscila, presidente da entidade, na defesa dos pacientes com câncer, já garantiu importantes resultados para a população de Montes Claros. Junto com o deputado Weliton Prado, o deputado Elismar Prado garantiu 1 milhão de reais para a conclusão do Hóspice – Hospital de Cuidados Paliativos, além de garantir a carreta no Mutirão de 2022”. Finalizou.

Cobertura do Sputnik Voz do Povo

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Sputnik Voz do Povo, nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe! Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected]

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem por meio do WhatsApp do Sputnik Voz do Povo: (38) 9.98070292. Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo