fbpx
Minas em Foco

Asilo de Unaí tem 96 casos positivos e 11 mortes por COVID-19

Gás para Cozinha em João Pinheiro e região é no Marcelo Gás! Peça agora…(38) 3561- 4213.

Foco de contaminação por COVID-19 nas últimas semanas, o Abrigo Frei Anselmo, em Unaí, na Região Noroeste de Minas Gerais, a 590 km de Belo Horizonte, informou, nesta última sexta-feira (7), que a casa para idosos têm 96 casos positivos e 11 mortes pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2). Entre os infectados estão moradores e funcionários. 

Segundo o asilo, até o momento 74 idosos e 22 funcionários foram contaminados, mas, destes, 19 moradores e 20 funcionários já estão curados. Um idoso ainda permanece internado no Hospital Municipal de Unaí (HMU).

De acordo com a nota divulgada pela unidade de acolhimento, o primeiro infectado seria um cuidador que foi acompanhante de uma idosa internada no Hospital Municipal de Unaí. No mesmo quarto, havia uma senhora que testou positivo para a doença dias depois. 

A idosa ficou internada no hospital por mais de 10 dias acompanhada pela assistente. Após ter um contato próximo com a outra mulher infectada, a cuidadora apresentou sintomas gripais e logo foi afastada pela equipe do asilo. Em 29 de junho ela testou positivo para a doença. 

Após essa colaboradora ter se infectado, outros funcionários e idosos tiveram a doença – resultando em um surto de COVID-19 no asilo. Na ocasião, a unidade tinha 100 moradores e 52 funcionários. 

Testagem em massa

Nos dias 16, 17 e 20 de julho, a diretoria da instituição de acolhimento realizou uma testagem nos internos e funcionários ligados ao asilo. O resultado dos exames, que saíram em 25 do mesmo mês, apontou para 82 casos positivos – sendo 65 idosos e 17 funcionários.  De acordo com a diretoria do Abrigo Frei Anselmo, foi criado uma ala de isolamento dentro da instituição para prestar cuidados aos idosos com diagnóstico positivo. Ainda segundo a direção, aqueles que necessitam de internação são encaminhados ao Hospital Municipal de Unaí – HMU. 

Mortes na unidade

O primeiro óbito entre os moradores do asilo foi registrado em 18 de julho. Trata-se do senhor Delmiro Roberto Pereira, de 78 anos. No dia seguinte, Patrocínio Pereira Soares, de 75 anos, também morreu. 

Em 23 de julho mais duas mortes. Getúlio Roberto Resende, 62 anos, e Gilda Teixeira da Rocha, 91 anos. No outro dia a instituição confirmou as mortes de Joaquina Moreira Lima, 88 anos, e Sebastião José Alves, 62 anos. 

O morador mais novo a morrer na instituição foi Hermes Lopes Soares, 39 anos, em 25 do mesmo mês. Já o interno mais velho morreu três dias depois, trata-se de Sebastião Carneiro Quirino de Souza, 109 anos. 

O abrigo também manifestou luto pela morte de Sebastião Aureliano da Badia, 81 anos, Ana Abadia Alves Vieira, 65 anos, e Anésia Rosa dos Santos, 90 anos – o primeiro em 29 de julho e os outros dois dias depois. 

COVID-19 em Unaí

Unaí registrou, até a tarde dessa quinta-feira (6), 1.403 casos confirmados da doença, sendo que 20 terminaram em morte. Já se recuperaram 1.037 pessoas. 

Segundo o boletim epidemiológico da prefeitura, 5.950 pessoas já notificaram a Secretaria Municipal de Saúde sobre a possibilidade de terem contraído a COVID-19. *Estagiário sob supervisão da subeditora Ellen Cristie. 

O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo