fbpx
Minas em Foco

Elismar Prado é eleito presidente da Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Câncer na Assembleia Legislativa de Minas Gerais

O deputado estadual Elismar Prado foi eleito e empossado nesta quarta-feira, 15/03, presidente da Comissão Extraordinária de Prevenção e Enfrentamento ao Câncer na Assembleia.

O parlamentar também é autor do requerimento que originou a criação da comissão. “Essa é uma importante vitória. Agora a Assembleia também tem uma comissão dedicada a prevenção e combate ao câncer, reforçando o trabalho que é feito em Brasília pela Comissão Especial de Combate ao Câncer no Brasil, fundada e presidida pelo deputado Weliton Prado, e que é um grande marco na defesa da vida. Apresentei o primeiro requerimento para constituição da comissão em 2021 e reapresentei novamente nesta legislatura. O câncer é uma doença de emergência, devastadora, rápida, um dos maiores problemas de saúde pública em nosso estado e a segunda causa de morte. É a doença que mais mata crianças e jovens”, destacou Elismar Prado.

O deputado explicou que a comissão vai discutir as ações para garantir o atendimento integral do paciente em toda a sua jornada, o cumprimento das leis e o financiamento estadual. “Leis estão sendo violadas e várias políticas não estão sendo implementadas. Muitas pessoas estão morrendo de câncer, quando deveriam viver. Isso porque não têm acesso ao diagnóstico precoce e ao tratamento. O tempo é fundamental. As leis são claras e garantem o prazo máximo de até 30 dias para o diagnóstico e de até 60 dias para início do tratamento de quimioterapia, radioterapia ou cirurgia”.

Prado destacou que a comissão vai dar voz aos pacientes, entidades, hospitais e discutir a situação em cada região do Estado, ouvindo a todos e fiscalizando.

O deputado Enes Cândido (PP) foi eleito e empossado vice-presidente e parabenizou o trabalho que já vem sendo realizado pelos deputados Elismar e Weliton Prado na defesa dos pacientes e combate ao câncer.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima 704 mil novos casos de câncer no Brasil a cada ano até 2025.

Cobertura do Sputnik Voz do Povo

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Sputnik Voz do Povo, nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected]

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem por meio do WhatsApp do Sputnik Voz do Povo: (38) 9.98070292.Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo