fbpx
Justiça

Coletivos Locais de Meio Ambiente se mobilizam para preservar nascentes 

Ações vão desde planejamentos estratégicos até reestruturação dos grupos 

Com a finalidade de executar de forma eficaz as atividades do cardápio do PróMananciais, os Coletivos Locais de Meio Ambiente (Colmeias), de Araxá, Capinópolis, João Pinheiro e Limeira do Oeste têm se reunido durante todo o mês de novembro.  

Os encontros começaram por Araxá, na manhã de 8 de novembro, ocasião em que os integrantes do coletivo compareceram à unidade da Copasa e trataram sobre o planejamento de atividades para 2023. “Fizemos um apanhado geral de possíveis ações e propusemos algumas campanhas de conscientização e de combate a incêndios, mas vamos amadurecer as ideias e nos reunir novamente em dezembro para estruturar com assertividade o cronograma mais eficaz a ser executado ao longo dos próximos 12 meses para beneficiar o meio ambiente e, consequentemente, a população”, explicou o integrante da equipe socioambiental da Copasa Wesley Meireles.  

No período da tarde, a reunião ocorreu em Limeira do Oeste, na sede da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG) no município. Na oportunidade, o grupo constatou a disponibilidade de maquinário e mão de obra e definiu a retomada dos trabalhos para adequação de estradas na zona rural do município ainda no mês de novembro. “A primeira etapa dos trabalhos foi concluída no início do segundo semestre deste ano. Cerca de 3.500 metros de estradas foram adequados e ainda faltam outros 12 mil, o que irá totalizar um investimento de mais de R$55 mil. Com isso, a água encontrará mais facilidade para adentrar no solo, o que contribui para a recarga dos lençóis freáticos”, complementou Adilson Maia, assistente socioambiental da Copasa.  

No dia 10, pela manhã, o compromisso foi com o Colmeia de Capinópolis, na sede da Secretaria Municipal de Agricultura. Também procurando saber como atuar para a recuperação e proteção das nascentes da microbacia do córrego do Capim, que abastece a cidade, os membros do conselho listaram possíveis atividades que podem ser realizadas no município no próximo ano. O relatório gerado no encontro está sendo analisado pelo conselho, que se reunirá mais uma vez, ainda em 2022, para estabelecer definitivamente o planejamento para o próximo ano.  

Ainda no dia 10, o Coletivo de João Pinheiro esteve na microbacia do Ribeirão dos Órfãos, manancial que abastece a cidade, para visitar o local e verificar quais ações de proteção e revitalização da área poderiam ser executadas ali. Na oportunidade, os presentes definiram que seria realizada limpeza da área; construção de uma cerca na região, com o objetivo de evitar a reincidência de descarte de lixo no local e cercamento de uma reserva de proteção permanente nas proximidades, para impedir o pisoteio por animais de grande porte. Esses trabalhos começarão ainda na segunda quinzena de novembro. Além disso, também será feita a realocação de uma estrada local a partir de abril de 2023 e a instalação de câmeras de vigilância, assim que possível.  

Os Colmeias contam com as participações de entidades e órgãos públicos, comunidades acadêmicas e ONGs que assinaram um pacto se comprometendo com as ações do Programa. Cada município conta com um Colmeia específico. Dentre os órgãos que compõem esses grupos, estão Câmaras e Prefeituras Municipais; a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG); Instituto Estadual de Florestas (IEF); Sindicatos Rurais; Polícia Militar de Meio Ambiente; Corpo de Bombeiros; Associações; Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL); instituições de ensino; e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).  

Pró-Mananciais  

Criado em 2017, o Pró-Mananciais visa proteger e recuperar as microbacias hidrográficas e as áreas de recarga dos aquíferos utilizados na captação de água para tratamento e distribuição ao público. Com a ajuda dos Coletivos Locais de Meio Ambiente (Colmeias), o programa atua na mobilização da comunidade e de instituições parceiras, com o objetivo de construir coletivamente o sentimento de pertencimento da população à microbacia da região onde está inserida. A iniciativa conta com aprovação da Agência Reguladora dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Minas Gerais (Arsae-MG) e está presente em 275 municípios em que a companhia detém a concessão dos serviços. 

Mais informações no programa “Impacto Notícias”, a partir das 11Hrs. Acompanhe pelo link https://sputnikvozdopovo.com.br/sertafm e também pela SertaFM 101,5.

Gostou do nosso portal de notícias?

Então siga o canal do YouTubereceba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Noroeste Mineiro, clique em NOTÍCIAS Siga o jornalista Jeferson Sputnik no TwitterInstagram e Facebook.  Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

O conteúdo do Sputnik Voz do Povo é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo