fbpx
Bairro em Pauta

Copasa promove vistorias em João Pinheiro 

Serviço visa proporcionar maior qualidade de vida aos clientes 

A equipe socioambiental da Unidade de Serviço de Apoio Administrativo Oeste (USAO) da Copasa promoveu, no segundo semestre deste ano, uma vistoria porta a porta em imóveis dos bairros Papagaio e Terezinha, em João Pinheiro. O objetivo era verificar se as residências estavam conectadas às redes coletoras da companhia e orientar os moradores sobre a importância da ligação correta do esgoto. 

Dos 10 imóveis vistoriados nas ruas Tertulino Coelho, Edmundo e Pedro Simão Melo, foram constatadas irregularidades em oito deles. Segundo Getúlio Bernardes, auxiliar administrativo e integrante da equipe socioambiental da Copasa, o Ministério Público (MP) informou que alguns pinheirenses se queixaram do mau cheiro proveniente dos bueiros das ruas. Foi então que as 

investigações para eliminá-lo tiveram início.  

Ele explicou que “não é papel da Copasa aplicar sanções aos clientes e como trata-se de um problema localizado no interior das residências, a companhia não tem autorização para executar as manutenções. Moradores dos imóveis onde foram constatadas ligações clandestinas foram orientados, por meio de material didático e explicações de empregados da Copasa, sobre como proceder para regularizar a situação. Feito isso, a empresa poderá fazer a interligação do imóvel à rede presente na rua”

O tratamento do esgoto proporciona inúmeros benefícios à sociedade, ao meio ambiente e ao município de modo geral, mas para que esses resíduos cheguem até a Estação de Tratamento da Copasa (ETE), os imóveis precisam estar interligados às tubulações de coleta da Companhia. 

Ligação de esgoto 

Para solicitar a ligação ou descobrir se o imóvel está corretamente conectado às redes da companhia, o cliente pode entrar em contato com a empresa de forma gratuita, 24 horas por dia, por meio dos canais de relacionamento: telefone 115 ou 0800 0300 115; aplicativo “Copasa Digital” ou site www.copasa.com.br. Há ainda o WhatsApp da Copasa, o Chico, (31) 9 9770-7000, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. 

Novas construções 

Aqueles que almejam iniciar obras ou que estejam com edificações em andamento também precisam se atentar aos padrões estabelecidos pela Copasa para a ligação correta da rede de esgoto. A tubulação interna deve terminar no passeio, ultrapassando a testada do lote (largura do terreno) até alcançar 20 cm do meio-fio. A profundidade deve ser de no mínimo 70 cm e no máximo de 1 m. Se não existir meio-fio no local, a tubulação deve ultrapassar 1,30 m da testada do lote. 

E em situações nas quais o projeto da obra é diferente e requer medidas distintas das estabelecidas, a orientação é que o morador contate a companhia. A execução de obras irregulares pode gerar transtornos futuros ao cliente.  

Qualidade de vida 

O tratamento do esgoto sanitário permite que a cidade receba o ICMS Ecológico, uma forma de incentivo aos municípios para a criação de mais áreas de preservação ambiental. Contribui para a erradicação de doenças de veiculação hídrica; com o controle da proliferação de vetores e com a melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). 

Também promove mudanças positivas nos aspectos urbanísticos e, consequentemente, a valorização imobiliária da cidade, além de valorizar o potencial turístico local e atrair investimentos privados para a cidade. Contribui ainda com a despoluição dos rios e braços de água locais, com a recuperação da diversidade da fauna e flora e com a preservação da biodiversidade para as gerações atuais e futuras. 

Mais informações no programa “Impacto Notícias”, a partir das 12Hrs. Acompanhe pelo link https://sputnikvozdopovo.com.br/sertafm e também pela SertaFM 101,5.

Gostou do nosso portal de notícias?

Então siga o canal do YouTubereceba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Noroeste Mineiro, clique em NOTÍCIAS Siga o jornalista Jeferson Sputnik no TwitterInstagram e Facebook.  Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

O conteúdo do Sputnik Voz do Povo é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo