Copasa promove vistorias em João Pinheiro
Serviço visa proporcionar maior qualidade de vida aos clientes
A equipe socioambiental da Unidade de Serviço de Apoio Administrativo Oeste (USAO) da Copasa promoveu, no segundo semestre deste ano, uma vistoria porta a porta em imóveis dos bairros Papagaio e Terezinha, em João Pinheiro. O objetivo era verificar se as residências estavam conectadas às redes coletoras da companhia e orientar os moradores sobre a importância da ligação correta do esgoto.
Dos 10 imóveis vistoriados nas ruas Tertulino Coelho, Edmundo e Pedro Simão Melo, foram constatadas irregularidades em oito deles. Segundo Getúlio Bernardes, auxiliar administrativo e integrante da equipe socioambiental da Copasa, o Ministério Público (MP) informou que alguns pinheirenses se queixaram do mau cheiro proveniente dos bueiros das ruas. Foi então que as
investigações para eliminá-lo tiveram início.
Ele explicou que “não é papel da Copasa aplicar sanções aos clientes e como trata-se de um problema localizado no interior das residências, a companhia não tem autorização para executar as manutenções. Moradores dos imóveis onde foram constatadas ligações clandestinas foram orientados, por meio de material didático e explicações de empregados da Copasa, sobre como proceder para regularizar a situação. Feito isso, a empresa poderá fazer a interligação do imóvel à rede presente na rua”.
O tratamento do esgoto proporciona inúmeros benefícios à sociedade, ao meio ambiente e ao município de modo geral, mas para que esses resíduos cheguem até a Estação de Tratamento da Copasa (ETE), os imóveis precisam estar interligados às tubulações de coleta da Companhia.
Ligação de esgoto
Para solicitar a ligação ou descobrir se o imóvel está corretamente conectado às redes da companhia, o cliente pode entrar em contato com a empresa de forma gratuita, 24 horas por dia, por meio dos canais de relacionamento: telefone 115 ou 0800 0300 115; aplicativo “Copasa Digital” ou site www.copasa.com.br. Há ainda o WhatsApp da Copasa, o Chico, (31) 9 9770-7000, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Novas construções
Aqueles que almejam iniciar obras ou que estejam com edificações em andamento também precisam se atentar aos padrões estabelecidos pela Copasa para a ligação correta da rede de esgoto. A tubulação interna deve terminar no passeio, ultrapassando a testada do lote (largura do terreno) até alcançar 20 cm do meio-fio. A profundidade deve ser de no mínimo 70 cm e no máximo de 1 m. Se não existir meio-fio no local, a tubulação deve ultrapassar 1,30 m da testada do lote.
E em situações nas quais o projeto da obra é diferente e requer medidas distintas das estabelecidas, a orientação é que o morador contate a companhia. A execução de obras irregulares pode gerar transtornos futuros ao cliente.
Qualidade de vida
O tratamento do esgoto sanitário permite que a cidade receba o ICMS Ecológico, uma forma de incentivo aos municípios para a criação de mais áreas de preservação ambiental. Contribui para a erradicação de doenças de veiculação hídrica; com o controle da proliferação de vetores e com a melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Também promove mudanças positivas nos aspectos urbanísticos e, consequentemente, a valorização imobiliária da cidade, além de valorizar o potencial turístico local e atrair investimentos privados para a cidade. Contribui ainda com a despoluição dos rios e braços de água locais, com a recuperação da diversidade da fauna e flora e com a preservação da biodiversidade para as gerações atuais e futuras.
Mais informações no programa “Impacto Notícias”, a partir das 12Hrs. Acompanhe pelo link https://sputnikvozdopovo.com.br/sertafm e também pela SertaFM 101,5.
Gostou do nosso portal de notícias?
Então siga o canal do YouTube, receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Noroeste Mineiro, clique em NOTÍCIAS. Siga o jornalista Jeferson Sputnik no Twitter, Instagram e Facebook. Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].
O conteúdo do Sputnik Voz do Povo é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.
Comentários