fbpx
Minas em Foco

MPMG obtém provimento de recurso na Justiça para reconhecimento da legalidade de prisão em flagrante realizada por policiais em residência de acusado por esconder drogas em Paracatu

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio da 4ª Câmara Criminal, deu provimento a Recurso em Sentido Estrito interposto pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) contra decisão proferida pelo Juízo da Vara Criminal e da Infância e da Juventude da Comarca de Paracatu, que relaxou a prisão em flagrante de um acusado por guardar drogas ilegalmente em sua residência. 

A Justiça de primeiro grau havia determinado o relaxamento ao argumento de que a apreensão da droga ocorreu mediante violação ao domicilio do recorrido, não se convencendo com a palavra dos policiais de que o homem teria autorizado o ingresso da polícia na residência dele. 

No recurso, contudo, o MPMG, por meio da 1ª promotoria de Justiça de Paracatu, sustentou que homem permitiu a entrada dos policiais militares em sua residência, inclusive, submetendo-se à busca pessoal, de modo que inexiste violação de domicílio e que a prisão preventiva é medida necessária para a garantia da ordem pública. A instituição apontou que houve a apreensão de quantidade expressiva de droga, com alto valor econômico, e que o autuado é reincidente. 

“Ao testemunho de agentes policiais deve ser dada a mesma credibilidade que se dá ao depoimento de qualquer outra testemunha, porque a aceitabilidade de suas declarações está jungida à presunção de idoneidade moral de que gozam, salvo prova em contrário, razão pela qual suas palavras são aptas para a formação de um juízo de censurabilidade penal em desfavor do agente”, defendeu o MPMG no recurso. 

Além disso, a 1ª Promotoria de Justiça sustentou que, embora a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça exija o consentimento do morador por escrito e registrado por meio audiovisual, não há lei nesse sentido, o que coloca em discussão a constitucionalidade dessas decisões por usurparem a competência exclusiva do Poder Legislativo para tratar do tema. “Diante da ausência de lei exigindo comprovação específica da autorização do morador, concluiu-se que o consentimento pode ser demonstrado por qualquer meio de prova”, diz trecho do recurso. 

Decisão  

O TJMG, ao analisar o recurso, registrou, por meio do voto vencedor, que “a autorização de ingresso no imóvel pode ter sido amparada pela confiança do recorrido de que a droga não seria localizada”, já que a mesma estava escondida num dos quartos, no interior de um balão e enrolada em um lençol. Além disso, conforme a decisão, aos depoimentos dos policiais deve ser dada a mesma credibilidade de qualquer outra testemunha, razão pela qual há de ser homologada a prisão em flagrante. “Não existe nenhuma ilegalidade na mesma, até porque não foi evidenciada nenhuma suspeição nas declarações dos policiais militares”, afirmou o desembargador Valladares do Lago, relator para o Acórdão. 

O magistrado citou ainda entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) no sentido de que os direitos e garantias fundamentais não são absolutos, de forma que não podem tornar-se instrumentos viabilizadores da prática de delitos ou seu encobrimento. 

Dessa forma, a 4ª Câmara Criminal, por maioria de votos, deu provimento ao recurso para homologar a prisão do acusado e, diante da sua reincidência e do seu envolvimento anterior com o tráfico de drogas, converter a prisão em flagrante em prisão preventiva.  

Mais informações no programa “Impacto Notícias”, a partir das 12Hrs. Acompanhe pelo link https://sputnikvozdopovo.com.br/sertafm e também pela SertaFM 101,5.

Gostou do nosso portal de notícias?

Então siga o canal do YouTubereceba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). – https://linktr.ee/JefersonSputnik – Para ler mais notícias do Noroeste Mineiro, clique em NOTÍCIAS Siga o jornalista Jeferson Sputnik no TwitterInstagram e Facebook.  Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

O conteúdo do Sputnik Voz do Povo é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo