fbpx
Minas em Foco

Pássaros silvestres em cativeiro irregular são apreendidos em Paracatu

Conforme denúncia repassada via 190 emergência polícias, pela sala de operações do 45° BPM, informando que em uma casa na praça do Cruzeiro, no bairro Alto do Córrego, na cidade de Paracatu, havia um indivíduo agredindo e praticando maus tratos a um cachorro.

A equipe de policiais militares de meio ambiente compareceram ao local alvo da denúncia e fizeram contatos com o morador, um senhor identificado L. C. H. C. de 50 anos, o qual foi cientificado do motivo da presença dos policiais, sendo informado pelo morador que naquela casa nunca houve a criação de cães.

Fato este que foi comprovado durante a diligência, que realmente não tinha nenhum, vestígios de ter ou ter tido cães na residência.

Porém, durante a chegada da equipe no local, para atendimento da solicitação, os militares avistaram alguns pássaros da fauna silvestre brasileira, aprisionados em gaiolas do lado de fora da casa denunciada e do outro lado da rua, na praça do Cruzeiro, onde foi perguntado ao Sr. L. C. De 45 anos de idade, se ele possuía a lista de passeriformes das aves, sendo informado que não era possuidor.

Durante a fiscalização ambiental, foi constatado a existência das seguintes espécies de aves cativas em gaiolas: um Sabiá, três Coleirinhos, dois Papas-Capim, um Pássaro-Preto, três Curiós e dois Bicudos.

Foi verificado que os três Curiós e os dois bicudos estavam anilhados, sendo tais espécies ameaçadas de extinção, onde o morador informou que havia comprado os pássaros legalmente, porém, havia perdido a nota fiscal e não conseguiu executar o registro de licença passeriformes das aves.

Diante ao exposto, foi lavrado o auto de infração ambiental no valor de: r$ 83.718,76 após foi realizado a apreensão de todos os pássaros, sendo que os três curiós e os dois bicudos, foi confiado o depósito ao autuado, conforme previsto no § 3º, do artigo 97 do decreto 47383/2018.

O Sabiá, os três, coleirinha, os Dois Papas-Capim e o Pássaro-Preto, foram encaminhados à clínica veterinária, para lavratura sumária de laudo técnico específico para destinação adequada das aves.

Por se tratar de crime de menor potencial ofensivo, a prisão em flagrante não foi imposta de imediata, haja visto que o Sr. L. C. Assumiu o compromisso de comparecer ao juizado especial da comarca de Paracatu/MG, em data a ser definida pela secretaria do juizado, conforme assinatura no termo de compromisso de comparecimento do autor do fato.

Mais informações no programa “Impacto Notícias”, a partir das 11Hrs. Acompanhe pelo link https://sputnikvozdopovo.com.br/sertafm e também pela SertaFM 101,5.

Gostou do nosso portal de notícias?

Então siga o canal do YouTubereceba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). – https://linktr.ee/JefersonSputnik – Para ler mais notícias do Noroeste Mineiro, clique em NOTÍCIAS Siga o jornalista Jeferson Sputnik no TwitterInstagram e Facebook.  Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

O conteúdo do Sputnik Voz do Povo é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo