fbpx
Justiça

João Pinheiro recebe mais de R$ 118 mil em ações do Pró-Mananciais da COPASA

Atividades visam assegurar o abastecimento para as gerações atuais e futuras 

Com a finalidade de favorecer a penetração da água no solo e assim promover a segurança hídrica para as gerações atuais e futuras, a Copasa, por meio de seu programa de proteção e recuperação de bacias hidrográficas, o Pró-Mananciais, está investindo R$ 118.535,20 em João Pinheiro. O montante viabiliza a execução de atividades que, a curto, médio e longo prazos beneficiarão os cerca de 50 mil habitantes do município. Iniciados em 16/03, a estimativa é que os trabalhos sejam concluídos até o fim de março. 

No total, serão adequados 19 km de estradas, uma distância equivalente a 190 campos de futebol colocados em linha; construídos 95 bolsões – bacias escavadas na terra para contenção da água da chuva; 138 bigodes, que são canais feitos às margens das estradas e responsáveis por conduzir a água pluvial para os bolsões; 19 km de curvas de nível, elevações de terra construídas nas pastagens por grandes extensões, para evitar o carreamento de material sólido para o leito dos rios, e 30 lombadas, popularmante chamadas de “quebra-molas”, que também contribuem para que a água seja encaminhada pelos bigodes até os bolsões. 

Fauster Bernardes, integrante da equipe socioambiental da Copasa, explicou como as atividades contribuem com a penetração da água no solo. “Com a terraplanagem das estradas, quando houver chuva, a enxurrada descerá com menor velocidade para as pastagens, diminuindo o arraste de terra para os mananciais, evitando seu assoreamento, prevenindo voçorocas (erosões causas pelas enxurradas) e favorecendo que a água pluvial siga pelos bigodes, canais feitos ao lado das lombadas, para conduzir a enxurrada para os bolsões, que armazenam essa água”. 

Criado em 2017, o Pró-Mananciais visa proteger e recuperar as microbacias hidrográficas e as áreas de recarga dos aquíferos utilizados na captação de água para tratamento e distribuição ao público. Atua na mobilização da comunidade e de instituições parceiras, com o objetivo de construir coletivamente o sentimento de pertencimento da população à microbacia da região onde está inserida. A iniciativa conta com aprovação da Agência Reguladora dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Minas Gerais (Arsae-MG) e está presente em 276 municípios em que a Companhia detém a concessão dos serviços. 

Mais informações no programa “Impacto Notícias”, a partir das 11Hrs. Acompanhe pelo link https://sputnikvozdopovo.com.br/sertafm e também pela SertaFM 101,5.

Gostou do nosso portal de notícias?

Então siga o canal do YouTubereceba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Noroeste Mineiro, clique em NOTÍCIAS Siga o jornalista Jeferson Sputnik no TwitterInstagram e Facebook.  Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

O conteúdo do Sputnik Voz do Povo é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

#agua #o #water #a #gua #n #naturaleza #vida #nature #salud #mar #sol #saude #natureza #piscina #brasil #amor #photography #rio #fotografia #instagood #love #instagram #natural #fitness #venezuela #tierra #colombia #s #bhfyp

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo