Pandemia: setor de cultura não consegue recuperar empregos
500 mil empregos no setor não foram recuperados até metade de 2021
Aproximadamente 500 mil empregos do setor de cultura perdidos na pandemia não haviam sido recuperados até a metade do ano passado. As restrições impostas pelo novo coronavírus levaram à perda de 900 mil empregos no setor ainda em 2020, queda de 16% em relação ao total de trabalhadores empregados na área cultural no final de 2019.
Porém, em 2021, 340 mil vagas foram criadas e o setor chegou ao final do primeiro semestre do ano passado com um total de 5 milhões de trabalhadores empregados.
O número de 2021, apesar de superar o de 2020, ainda está 9% abaixo de 2019, quando mais de 5,6 milhões pessoas estavam empregadas direta ou indiretamente com atividades culturais.
Os dados foram sintetizados em um estudo do IPEA, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio, a PNDA Contínua.
O pesquisador do IPEA, Geraldo Góes, observa que nem todas as atividades culturais conseguiram se adaptar à realidade pandêmica.
O setor cultural é hoje responsável por 5,7% do total da força de trabalho ocupada no país e chega a representar 2,7% do PIB brasileiro. Segundo o estudo, as variações no nível de empregos deste setor foram maiores que no conjunto da economia.
Mais informações no programa “Impacto Notícias”, a partir das 11Hrs. Acompanhe pelo link https://sputnikvozdopovo.com.br/sertafm e também pela SertaFM 101,5.
Gostou do nosso portal de notícias?
Então siga o canal do YouTube, receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Noroeste Mineiro, clique em NOTÍCIAS. Siga o jornalista Jeferson Sputnik no Twitter, Instagram e Facebook. Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].
O conteúdo do Sputnik Voz do Povo é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.
Comentários