fbpx
Últimas notícias

Anvisa proíbe comercialização de um tipo de autoteste para covid

A Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – voltou a proibir a comercialização de autotestes de covid nesta segunda-feira. Dessa vez, foi proibida a venda do produto “Teste Covid MeuDNA PCR-LAP” de autocoleta de saliva, que vinha sendo vendido pelas Drogarias São Paulo, Pacheco e Raia Drogasil.

Com isso, esse produto deve ser recolhido imediatamente das farmácias em todo o território nacional, sendo vedada a distribuição, fabricação ou importação do autoteste.

Segundo a Anvisa, o produto não está regularizado junto à agência e, por isso, não pode ser comercializado. Na última semana, uma outra resolução já havia determinado o recolhimento desse mesmo produto que estava disponível na Drogaria Pague Menos. Também foi proibido, na semana passada, a venda do “Autoteste Covid-19 Isa LAB” por falta de registro junto à agência.

Já as empresas Isa Lab e MeuDNA, que tiveram os produtos barrados, argumentam que não se trata de um autoteste, mas sim de uma autocoleta, pois apesar do material ser coletado pelo paciente, ele deve ser enviado para laboratório, que é quem faz a análise e produz o resultado do exame.   

De toda forma, não havia autorização para comercializar nenhum autoteste de Covid no Brasil. Por isso, a ANVISA regulamentou, na última sexta-feira, os requisitos para as empresas solicitarem o registro.

Porém, esse processo não é imediato. Segundo a Anvisa, as empresas interessadas precisam solicitar à agência o registro de cada produto, que só deve ser aprovado após a análise de ampla documentação.

Mais informações no programa “Impacto Notícias”, a partir das 11Hrs. Acompanhe pelo link https://sputnikvozdopovo.com.br/sertafm e também pela SertaFM 101,5.

Gostou do nosso portal de notícias?

Então siga o canal do YouTubereceba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Noroeste Mineiro, clique em NOTÍCIAS Siga o jornalista Jeferson Sputnik no TwitterInstagram e Facebook.  Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

O conteúdo do Sputnik Voz do Povo é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo