fbpx
Minas em Foco

UNAÍ — Saiba mais sobre o trabalho da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD)

O serviço Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD) foi criado em 2010 e tem como missão desestimular ações criminosas no ambiente domiciliar e familiar para proteção da mulher vítima de violência.

Primeiramente, a vítima recebe o atendimento da equipe de policiais militares com quem tem contato no momento dos fatos. Em seguida, após análise das ocorrências de maior gravidade e das reincidências, uma equipe de Prevenção à Violência Doméstica entra em contato com a vítima para apresentá-la ao programa e verificar se é de seu interesse ser acompanhada pela Polícia Militar.

A Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica presta um serviço de proteção à vítima real ou potencial, e têm a missão de desestimular ações criminosas no ambiente domiciliar e intrafamiliar. Atua em parceria com os demais órgãos da Rede Estadual/Municipal de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, de tal forma que a vítima receba do poder público, no menor tempo possível, a atenção devida ao seu caso.

Em Unaí, a PPVD atualmente é composta pelo Cabo PM Caldas e a Soldado PM Valéria, sob a coordenação da Tenente PM Bianchini.

No primeiro semestre de 2021, foram realizadas cerca de 400 visitas aos envolvidos em casos de violência doméstica e familiar contra as mulheres (autores, vítimas e testemunhas), sendo 100 casos monitorados e encaminhados aos demais órgãos que compõe a rede de atendimento a essas vítimas.

Além do trabalho de acompanhamento, foram realizadas visitas tranquilizadoras onde são repassadas orientações e esclarecimentos sobre aspectos que envolvem a temática sobre os tipos de violência, ciclo da violência, medidas protetivas de urgência, rede de assistência e demais aspectos legais para garantia dos direitos das mulheres a conviverem num ambiente livre de violência.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo