fbpx
Minas em Foco

Paracatu é alvo da “Operação Taipan” após homem usar nome da AstraZeneca e tenta vender 200 milhões de doses de vacina falsa ao governo

Moderna Justo Ambientes Planejados – (38) 99898-9793

Secretário-executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco, foi alvo de golpistas, aponta PF

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco, foi alvo de golpistas que buscavam vender falsos imunizantes contra covid-19 ao governo federal. O empresário Christian Pinto Faria falsificou credenciais e ofícios da farmacêutica britânica AstraZeneca para tentar vender cerca de 250 milhões de doses falsas. Ele é o principal investigado da Operação Taipan da Polícia Federal (PF), deflagrada ontem para cumprir mandados de busca em Paracatu (MG) e Vila Velha (ES).

No começo de janeiro, Faria enviou um e-mail ao ministério em que se apresentou como representante da farmacêutica com exclusividade para a venda de imunizantes no Brasil por intermédio de empresa de sua propriedade, a Biomedic Distribuidora de Produtos Médicos e Hospitalares Ltda., com sede em Vila Velha.

Paralelamente, o empresário obteve o número do celular do secretário-executivo e enviou a ele uma mensagem.

Houve conversas e trocas de mensagens que resultaram no agendamento de uma reunião, realizada no ministério no dia 23 de fevereiro. Antes do encontro, no entanto, Élcio Franco procurou a representação da AstraZeneca no Brasil, que informou desconhecer Faria e a empresa Biomedic.

Durante a reunião, o secretário-executivo confrontou o empresário, que confirmou não manter contrato com a AstraZeneca, mas se justificou dizendo que um amigo, que também estava no encontro, era o dono de uma empresa que supostamente teria a exclusividade para comercializar a vacina.

Durante o cumprimento de buscas na sede da Biomedic, a PF apreendeu centenas de frascos identificados como imunizantes. Há duas hipóteses investigativas até agora: ou o empresário tentou vender vacinas falsas, ou tratou-se de tentativa de obter adiantamento de valores do ministério por um produto inexistente, segundo a PF.

A polícia pediu a prisão de Faria e de outro investigado, mas a Justiça Federal do Distrito Federal autorizou apenas a realização das ações de busca e apreensão.

O outro sócio da Biomedic, Edmo Dias Faria, também é alvo da investigação, aberta pela PF a pedido do Ministério da Saúde.

A PF informa que todos os 7 mandados de busca e apreensão foram cumpridos. As ações ocorreram nos municípios de Vila Velha/ES (5 mandados) e Paracatu/MG (2 mandados). Foram apreendidos computadores, celulares e documentos. O material será analisado  juntamente como outros dados da investigação que, até o momento, aponta uma tentativa de golpe, sem qualquer perspectiva  quanto à efetiva existência e entrega de vacinas.

Os fatos apurados amoldam-se aos crimes de associação criminosa (art. 288, CPB), estelionato em face de entidade pública (art. 171, §3º, CPB), falsificação de documento particular (art. 298, CPB) e falsificação de produto destinado a fins medicinais (art. 273, CPB).

A Prefeitura de Paracatu se manifestou através de nota e nega ter recebido qualquer tipo de oferta.

NOTA OFICIAL DA PREFEITURA DE PARACATU SOBRE OFERTA DE FALSAS DOSES DE VACINA CONTRA COVID-19🚩

A Polícia Federal (PF) cumpre, na manhã de hoje (25), a sete mandados de busca e apreensão contra um grupo suspeito de oferecer 200 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19.

A denúncia partiu do próprio Ministério da Saúde. A investigação aponta ao menos dois suspeitos que, por meio de duas empresas, apresentaram credenciais falsas e afirmaram ter exclusividade para a comercialização do lote de vacinas.

Por determinação da Justiça Federal do DF, os mandados estão sendo cumpridos em Paracatu (MG) e Vila Velha (ES).

Diante deste fato, a Prefeitura informa:

▪️ A oferta dessas vacinas nada tem a ver com o município nem com a Prefeitura de Paracatu;
▪️A Prefeitura não recebeu nenhuma oferta de compra dessas vacinas, se tivesse recebido, teria encaminhado a denúncia aos órgãos de investigação competentes, dada a evidência de fraude;
▪️ A Prefeitura de Paracatu espera que as investigações aconteçam de forma célere para que se identifiquem os autores da fraude, que a Justiça aja rigorosamente neste caso e em todas as fraudes envolvendo a vacinação e as ações contra a Covid-19.
▪️Essa investigação da PF não tem NENHUMA relação com as doses de vacinas já enviadas pelo ministério da Saúde aos municípios.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo