fbpx
Justiça

Resultados de ações do Pró-Mananciais em João Pinheiro já podem ser vistos

Atividades foram sugeridas e supervisionadas pelo Colmeia Local

Visando à segurança hídrica em longo prazo, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), por meio do programa de proteção e recuperação de microbacias hidrográficas, Pró-Mananciais, financia diferentes ações de preservação da natureza em toda Minas Gerais. Um dos locais contemplados é o município de João Pinheiro.

Em fevereiro deste ano, a empresa concluiu a construção de 4.545 metros de cercas no entorno de áreas de preservação permanentes do município (APPs) na cidade, um investimento aproximado de R$110 mil. A medida contribuiu para a proteção de cerca de 70 hectares de área verde, pelo menos duas nascentes e inúmeros pontos de surgência (uma espécie de olho d’água superficial).

A construção das cercas tem inibido, por exemplo, o descarte irregular de resíduos em um ponto conhecido por Cascalheira, que se tornou um “lixão” a céu aberto. O terreno foi limpo recentemente com apoio da Prefeitura Municipal e em parceria com Coletivo Local de Meio Ambiente (Colmeia). A previsão é que, em breve, também sejam instaladas câmaras de videomonitoramento no local. “Eliminando os descartes clandestinos, nós contribuímos para que a área seja novamente fértil para o nascimento de espécies da flora local; evitamos a contaminação do solo e do lençol freático; e eliminamos também a poluição visual e do meio ambiente”, explicou Fauster Bernardes, assistente socioambiental da Copasa, que integra o Colmeia João Pinheiro.

O especialista afirmou ainda que os cercamentos contribuem para a preservação das áreas verdes e, consequentemente, para a retenção da água no solo, além do aumento no volume das nascentes, prevenção do assoreamento dos mananciais e de erosões causadas pela enxurrada proveniente das fortes chuvas.

Outras mobilizações

Com o intuito de ajudar a preservar a Vereda Dona Bernardina, localizada na microbacia do Ribeirão dos Órfãos, manancial que abastece João Pinheiro, a Copasa, por meio do Programa Pró-Mananciais e do Colmeia, conseguiu junto a uma empresa de colheita florestal do município (Ferraz Florestal), a doação de dois mata-burros para serem instalados no local. Os dispositivos são estruturas vasadas que ligam dois pontos de uma mesma estrada e têm por objetivo impedir a passagem de animais de grande porte.

A Companhia e o grupo também formalizaram uma parceria com uma instituição privada de loteamentos (SPE JP- T1 Empreendimentos Ltda) , para manutenção e construção de novos bolsões na área, a fim de evitar erosões na região e favorecer a penetração da água da chuva no solo, para recarga dos aquíferos.

Também está em fase de estudos um projeto de reforma e ampliação do Viveiro Municipal. A expectativa é investir R$100 mil em melhorias no local, também por meio do Pró-Mananciais, contribuindo para o cultivo e proliferação de espécies nativas, frutíferas e hortaliças.

Encontra-se em tratativa para parceria entre o Colmeia João Pinheiro e a empresa GeoCampos, a elaboração de um Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas para intervenção em duas voçorocas existentes na microbacia do Ribeirão dos Órfãos, assim também como está sendo realizada mobilização junto aos moradores da microbacia para a eliminação de uma estrada que passa na Vereda Dona Bernardina.

Está sendo programado, ainda, para os dias 22, 23 e 24 de abril, um curso/oficina de recuperação de nascentes que será realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) em parceria com a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e Associação Comercial e Empresarial (ACE) de João Pinheiro, com apoio do Colmeia local e Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

Sobre os Colmeias

Os Colmeias são constituídos por instituições públicas e particulares que têm em comum o objetivo de executar de maneira eficiente as ações contidas no cardápio do Pró-Mananciais, tais como plantio de mudas, adequação de estradas, produção de aceiros e curvas de nível etc.

Os grupos têm autonomia para analisar a situação ambiental do município e, mediante um diagnóstico completo dos problemas, propor planos de ações para solucioná-los. A atuação do grupo se dá nas comunidades próximas às microbacias utilizadas no abastecimento pela Copasa.

Pró-Mananciais

Criado em 2017, o Pró-Mananciais atua na mobilização da comunidade e de instituições parceiras, com o objetivo de construir coletivamente o sentimento de pertencimento da população à microbacia da região onde está inserida e promover ações de proteção ambiental nesses locais.

A iniciativa conta com aprovação da Agência Reguladora dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Minas Gerais (Arsae-MG) e está presente em 275 municípios em que a companhia detém a concessão dos serviços.

Cobertura do Sputnik Voz do Povo

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Sputnik Voz do Povo, nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected]

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem por meio do WhatsApp do Sputnik Voz do Povo: (38) 9.98070292.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo