fbpx
Minas em Foco

Homem é preso com grande arsenal de armas de fogo utilizadas para a caça ilegal em Paracatu

Um homem de 50 anos foi preso em flagrante pela Polícia Militar de Meio Ambiente por posse ilegal de arma de fogo, já que foram encontrados em seu sítio, localizado na zona rural de Paracatu, no Noroeste de Minas Gerais, diversas armas e munições. Ele também foi autuado por guardar partes de um jacaré, o que é proibido.

A Policia Militar Ambiental, foi informada acerca de um desmate que teria acontecido recentemente na região do Quilombo ou Capão Grande, nessa última segunda-feira (08), logo uma equipe se deslocou até à região para averiguar a veracidade da denúncia.

Já na região, os militares foram ao sítio quilombo, de propriedade do senhor Dorivaldo Melo Franco, para colher mais informações.

Ao notar a presença da PMA no sítio, o senhor Dorivaldo fechou rapidamente as portas de seu veículo, um VW Gol de cor branca.

No momento em que conversavam com o senhor Dorivaldo, o CB Mundim, localizou em um paiol de milho, um couro de jacaré que aparentava ter sido abatido recentemente, em seguida e o SGT Rui, avistou uma espingarda com luneta entre os bancos da frente do veículo VW Gol.

Questionado pelos PMA se ele possuía alguma arma em sua residência, ele informou ter duas “quarentinhas”, entregando duas espingardas cartucheiras, calibre .40.

Questionado se ele possuía mais alguma arma, afirmou não possuir e autorizou a revistar na sua residência.

Os militares em revista à residência, localizaram mais uma espingarda calibre 12 de dois canos, um trabuco carregado com uma munição calibre 28, várias munições dos calibres .22, 12, 28, 36, .357, .38, .380 deflagradas, duas de calibre .762 (uma deflagrada e uma de festim), material para recarga de munições (pólvora, chumbos e espoletas) e aproximadamente dois quilos de carne de jacaré.

No veículo, foi encontrada mais uma carabina calibre .22, equipada com uma mira telescópica (luneta) e alimentada com cinco munições e mais um pequeno embornal de pano com várias munições calibre .22 em seu interior.

O homem foi questionado sobre os registros das armas e sobre o animal abatido, ele afirmou não possuir registro para as armas e o animal foi ele quem abateu a mais de duas semanas.

Em continuidades às buscas, foi localizado, no paiol de milho, mais três trabucos, sendo um deles carregado com uma munição calibre 36, duas armadilhas para capturar tatus e uma tarrafa.

Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao senhor Dorivaldo, pelo cometimento do crime de posse de arma de fogo de uso permitido, apreendido todo o material, e conduzido o autor e material à delegacia de polícia Civil de Paracatu para as demais providências.

Também foi confeccionado um auto de infração ambiental em virtude da guarda de partes de animal silvestre (Jacaré), sem autorização e materiais que impliquem na caça.

Antes de ser conduzido à delegacia, o senhor Dorivaldo, foi levado ao Hospital Municipal de Paracatu.

O senhor Dorivaldo, foi informado de todos os seus direitos legais, em especial, os direitos de defesa.

9. Materiais apreendidos:

70 cartuchos cal 22 (ponda oca);

73 cartuchos cal 22 (ponta ogival);

64 cartuchos cal 12;

07 cartuchos cal .40;

01 cartucho 357 (ponta ogival);

01 cartucho cal 38 (ponda ogival);

01 cartucho cal 762;

02 cartuchos cal 28;

55 cápsulas deflagradas (diversos calibres);

01 baleiro cinto de guarnição;

02 conjuntos de fardas camufladas da marinha do brasil;

02 frascos de chumbo, 01 frasco de pólvora branca, 70 (setenta) espoletas chatas, 18 (dezoito) espoletas longas, dois pilões e uma caixa de metal verde;

01 facão marca bússola, com bainha de couro.

01 dispositivos óticos de pontaria com aumento menor que seis vezes e diâmetro da objetiva menor que trinta e seis milímetros;

01 Espingarda Cartucheira, de dois canos, calibre .12, marca Ceska Zbrojovka cz 712, com Culatra e cano oxidado, coronha de madeira

01 Espingarda Cartucheira calibre .40, marca Boito, com culatra e cano oxidado, coronha de madeira;

Uma espingarda cartucheira calibre .40, marca Boito, com culatra niquelada/cromada e cano oxidado, coronha de madeira;

01 Rifle cal. .22, marca Remington, model 512 Sport Master, culatra e cano oxidados, coronha de madeira;

04 Armas de fogo de fabricação artesanal, conhecida por canhão e ou trabuco, calibre 28, confeccionados com cano de ferro e ratoeira.

02 kg aproximado de carne de Jacaré

01 Tarrafa

02 Armadilhas.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo