fbpx
Minas em Foco

Unaí, sofre pico de covid-19 e números chegam a 203 casos confirmados

167 NOVOS CASOS E TODOS SEM SINTOMAS e NENHUM HOSPITALIZADO

Essa é a condição dos 167 novos casos positivos para Covid-19 em Unaí, resultado da testagem em massa feita pela empresa LongPing High-Tech em 261 pessoas.

As pessoas testadas são funcionários da empresa, que atua na agricultura no município de Unaí, e pessoas que tiveram contato com os contaminados.

A testagem foi feita a partir do resultado positivo de um de seus funcionários, no início desta semana.

Apenas um, dos 167 novos casos, incluídos no boletim de hoje, sexta-feira, 29/5, não é funcionário da LongPing. Trata-se de uma mulher, que apresentou febre e tem 26 anos de idade.

A empresa LongPing, encaminhou NOTA à Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Unaí, nesta data, 29/5/2020, com a informação de que seria distribuída à imprensa local.

Para conhecimento da população reproduzimos abaixo, o inteiro teor da nota.

ESCLARECIMENTO

“A LongPing High-Tech esclarece que sempre cumpriu com todos os termos dos decretos municipais aplicáveis a suas atividades e que não mede esforços para preservar a saúde de seus funcionários e da população de Unaí e região.

Mesmo tomando as devidas precauções e adotando todas as medidas recomendadas pela OMS (Organização Mundial de Saúde), um funcionário apresentou sintomas da Covid-19, fato que motivou a empresa a realizar mais de 250 testes, incluindo contratados, terceirizados e funcionários do hotel onde os trabalhadores se hospedam.

Todos os trabalhadores do hotel e terceiros testaram negativo. Os funcionários da empresa que indicaram Covid-19 ativa foram imediatamente isolados e permanecem em quarentena, conforme recomendação médica e da OMS.

Os resultados foram informados às autoridades sanitárias para as devidas providências e orientações e a empresa está trabalhando em parceria com as autoridades do município.

Todos os indivíduos que apresentaram teste positivo passam bem, estão assintomáticos e com evolução favorável da doença, não sendo necessário até o momento internação hospitalar.

A LongPing esclarece ainda que não é possível determinar qual a origem da contaminação, uma vez que os trabalhadores estão na região pelo menos desde o início de abril quando já havia um estágio de transmissão comunitária do novo coronavírus.

A empresa ressalta seu compromisso com a cadeia de abastecimento de alimentos, considerada atividade essencial, e de relevante importância econômica para a cidade e região, gerando riqueza e renda e movimentando uma rede de fornecedores que inclui toda produção agrícola, hospedagem, alimentação, serviços de saúde e transporte, entre outros.

Diante de todo o exposto, a LongPing High-Tech ressalta ainda o esforço humano que têm sido despendido para preservar a saúde de seus funcionários e evitar eventual sobrecarga do serviço de saúde pública de Unaí.

As ações que vem sendo tomadas desde o início dos trabalhos da cidade incluem:

  • Equipe de saúde dedicada aos funcionários 24 horas por dia;
  • Contratação de serviço privado de saúde para suporte emergencial, internação e tratamento de terapia intensiva para os funcionários, caso necessário;
  • Contratação de serviço privado de ambulância disponível 24 horas por dia;
  • Distribuição e orientação para uso de máscaras e álcool em gel 70%;
  • Uso obrigatório de máscaras;
  • Avaliação clínica diária das condições de saúde dos funcionários;
  • Rotina diária de trabalho limitada a saída do hotel – trabalho no campo – retorno ao hotel;
  • Orientação para que os funcionários evitem circular e criar aglomerações na cidade e nos hotéis;
  • Reserva de quartos destinados exclusivamente para isolamento de casos suspeitos ao indício de qualquer sintoma.”

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo