Cármen Lúcia envia processos de Bolsonaro para a Justiça comum
Ex-presidente não detém mais foro privilegiado, diz ministra
A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, enviou nesta sexta-feira cinco processos contra o ex-presidente Jair Bolsonaro para o Tribunal Regional Federal da 1ª Região, no Distrito Federal.
As ações se referem a pedidos de investigação contra Bolsonaro, apresentados por parlamentares e entidades da sociedade civil, por declarações de ameaça ao Poder Judiciário e de promoção de ruptura institucional no país durante as comemorações de 7 de setembro de 2021.
Na ocasião, o ex-presidente atacou o ministro do STF Alexandre de Moraes e afirmou que não cumpriria decisões do magistrado. Além disso, o ex-chefe do Executivo criticou a seguranças das urnas eletrônicas.
Na decisão, Carmem Lúcia argumenta que Jair Bolsonaro não foi reeleito presidente da República e não detém mais de foro privilegiado por estar sem mandato. Com isso, não cabe mais ao STF julgar os pedidos e as ações vão à primeira instância.
Cobertura do Sputnik Voz do Povo
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Sputnik Voz do Povo, nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected]
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem por meio do WhatsApp do Sputnik Voz do Povo: (38) 9.98070292.
Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.
Comentários