Operação Metal Oculto: Polícias Civil e Militar Atuam Contra Furto de Cobre e Receptação em João Pinheiro
Ação integrada reuniu 26 policiais e fiscais para fiscalizar ferros-velhos e locais suspeitos de comercializar materiais recicláveis de origem ilícita. Sete mandados de busca e apreensão foram cumpridos, resultando na prisão de uma pessoa por receptação.
A Polícia Militar e a Polícia Civil de Minas Gerais deflagraram, nesta terça-feira, 18 de novembro de 2025, em João Pinheiro/MG, a Operação Metal Oculto. A iniciativa visa o enfrentamento dos crimes contra o patrimônio , especialmente os furtos de fios de cobre, utensílios domésticos e outros materiais que causam prejuízos à população e ao setor produtivo.
A Operação Metal Oculto é fruto da atuação conjunta entre as duas polícias e contou com a mobilização de 18 policiais militares e 08 policiais civis.
A ação teve um apoio essencial de diversos órgãos públicos e empresas para garantir a identificação e a legalidade da fiscalização:
- 06 Fiscais da Prefeitura Municipal.
- 03 representantes da CEMIG.
- 02 representantes da área de Telecomunicações.
- 01 Auditor Fiscal da Receita Federal.
As ações se concentraram na fiscalização de sete locais , conhecidos como “ferro-velho” e outros estabelecimentos suspeitos de comercialização de materiais recicláveis de origem ilícita.
Sete mandados de busca e apreensão foram cumpridos, resultando no seguinte balanço:
- 07 locais fiscalizados e autuados.
- 01 pessoa presa por receptação.
- 14 aparelhos celulares apreendidos.
- Diversos materiais furtados recuperados.
A Operação Metal Oculto reforça a importância da integração policial e interinstitucional para desarticular a cadeia de receptação que sustenta os furtos na cidade.

Comentários