Política

Um Novo Capítulo na Luta Contra o Câncer em Minas: Hospital de Amor e R$ 52 Milhões de Weliton Prado Trazerão 1º Centro de Reabilitação para Uberlândia

Fruto de emendas parlamentares do deputado, a unidade de saúde pública será a primeira do estado e atenderá até mil pacientes do SUS por mês, reforçando a luta contra o câncer e pela inclusão de pessoas com deficiência e TEA.

Uberlândia, MG – A luta contra o câncer e pela reabilitação de pacientes em Minas Gerais ganha um reforço histórico com a confirmação da construção do primeiro Centro Especializado em Reabilitação (CER) do Hospital de Amor (antigo Hospital do Câncer de Barretos) no estado. A nova unidade será instalada em Uberlândia, na Zona Leste da cidade, e é um marco que leva a assinatura e o empenho do deputado federal Weliton Prado, que se consolida como um dos principais investidores na causa do câncer no Brasil.

O projeto, que promete ser um divisor de águas para milhares de pacientes, será totalmente ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A área de aproximadamente 13 mil metros quadrados, localizada no Bairro Alto Umuarama, foi concedida pela Prefeitura de Uberlândia após aprovação de projeto de lei pelos vereadores em abril deste ano.

Infraestrutura de Ponta e Atendimento Abrangente

De acordo com Daniel Marconi, médico e coordenador das unidades de reabilitação do Hospital de Amor, o projeto arquitetônico já está pronto, e as demais aprovações e formalizações junto ao município estão em andamento. A expectativa é que o centro seja instalado em um prazo máximo de três anos a partir da concessão da área.

A unidade mineira terá capacidade para atender entre 700 e 1.000 pacientes por mês. O CER contará com uma moderna oficina ortopédica para a confecção de próteses, órteses e equipamentos auxiliares de locomoção, replicando o modelo de sucesso das outras unidades do Hospital de Amor no país.

O Poder das Emendas Parlamentares na Saúde

A viabilização dessa estrutura de ponta representa um investimento estimado em R$ 52 milhões para a construção. Esse recurso é proveniente integralmente de emendas parlamentares do deputado federal Weliton Prado. A atuação de Prado é estratégica: ele é presidente da Comissão Especial sobre o Combate ao Câncer no Brasil e também da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados, o que alinha seu trabalho legislativo com a causa.

Marconi explicou que o CER atenderá pessoas com diversas modalidades de deficiência – física, intelectual, auditiva e visual –, seja de origem oncológica ou decorrente de acidentes, violência, causas congênitas, e ainda pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A equipe será composta por uma gama de profissionais, incluindo fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, psicólogos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e assistentes sociais. “Nosso objetivo é resgatar a autonomia e a qualidade de vida dos pacientes, possibilitando a inclusão destas pessoas à sociedade”, enfatizou Marconi.

A unidade de Uberlândia será a quarta do tipo no país vinculada ao Hospital de Amor e a segunda na região sudeste, somando-se às já existentes em Barretos (SP), Araguaína (TO) e Porto Velho (RO). Em 2024, as oficinas ortopédicas dessas unidades confeccionaram mais de 3,8 mil próteses e órteses, demonstrando o impacto transformador desse tipo de serviço. A chegada do CER a Minas Gerais representa um passo gigantesco na garantia de um atendimento de reabilitação humanizado e de excelência para a população mineira.

Siga o Jornalista Jeferson Sputnik no Instagram: @jefersonsputnikoficial e fique por dentro das últimas notícias!

Você tem WhatsApp? É só entrar em um dos grupos do Sputnik Voz do Povo para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.TUDO AO MESMO TEMPO E AGORA

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *