Trabalhadores Escravizados em Minas: Fome, Jornadas Exaustivas e Barracas de Lona!
Resgate chocante revela cenário desumano em carvoaria mineira, onde vítimas enfrentavam condições degradantes e risco de vida.
Guimarânia, MG – Uma operação conjunta entre o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou dois trabalhadores em condições análogas à escravidão em uma carvoaria de Guimarânia, no interior de Minas Gerais. A ação, realizada nesta segunda-feira (09), revelou a exploração de trabalhadores que viviam e trabalhavam em condições degradantes.
Segundo os relatos, os homens, oriundos de Montes Claros, estavam há mais de 30 dias na carvoaria, sem carteira assinada e sem receber salários. Eles eram forçados a jornadas de até 14 horas diárias, das 5h30 da manhã até as 18h, e sofriam com a falta de alimentos adequados e água potável. “Passávamos fome pelo menos três vezes por semana e estávamos há dias comendo apenas arroz e feijão”, afirmaram os trabalhadores.
As condições de moradia eram precárias: abrigados em barracas de lona, sem acesso a banheiro ou chuveiro, e expostos a animais peçonhentos como escorpiões e cobras. No local de trabalho, operavam equipamentos pesados, como trator e motosserra, sem treinamento ou equipamento de proteção individual.
O empregador foi notificado e deverá pagar salários, verbas rescisórias e custear a viagem de retorno dos trabalhadores a Montes Claros. As barracas de lona foram interditadas pela fiscalização.
A operação destaca a gravidade da exploração de mão de obra em Minas Gerais e reforça a importância da atuação de órgãos públicos no combate ao trabalho escravo.
















Compartilhe e Siga nossas redes sociais, canal no YouTube e portal para mais histórias e atualizações. Siga-nos também no WhatsApp. (38) 9.9978-0296
Sputnik Voz do Povo / Missão de Amor – Nossa missão é salvar vidas!
Comentários