fbpx
Últimas notícias

Medicamentos Podem Sofrer Aumento de até 4,5% no Brasil, Próximo à Inflação de 2023

Reajuste anual autorizado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos entra em vigor, mas consumidores podem encontrar preços abaixo do teto máximo.

Os medicamentos comercializados no Brasil podem ter um aumento de até 4,5% em seus preços, conforme o reajuste anual autorizado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos. Esse ajuste é próximo à inflação acumulada em 2023 e passou a vigorar a partir deste domingo, dia 31.

Segundo informações da própria Câmara, esse é o menor valor de reajuste desde o ano de 2020. É importante ressaltar que esse percentual não implica em um aumento automático nos preços, mas sim na definição de um teto máximo que as farmácias podem cobrar por cada remédio.

Entretanto, de acordo com o Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC), o aumento real pode ser ainda maior do que o anunciado pelo governo. Uma pesquisa realizada pelo IDEC constatou que os preços médios praticados em grandes redes de farmácias são consideravelmente inferiores aos preços máximos estabelecidos.

Por exemplo, o antibiótico Amoxicilina Clavulanato de Potássio, que tem um preço máximo de R$ 404,65, é encontrado, em média, por R$ 180,30 nas farmácias. Nesse caso, o reajuste incide sobre o preço máximo, não sobre o praticado no mercado.

Marina Magalhães, do programa de Saúde do IDEC, ressalta que a diferença entre os preços máximos e os preços médios, principalmente considerando os descontos concedidos mediante apresentação do CPF, pode ser ainda maior.

Diante desse cenário, caso o consumidor identifique algum medicamento com preço acima do teto estabelecido, é recomendável que faça uma denúncia aos órgãos de defesa do consumidor para que as devidas providências sejam tomadas.

Participe do canal do Sputnik Voz do Povo no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo