Minas Gerais Recebe Primeiras Doses de Vacina Contra a Dengue
Nessa última quinta-feira (22/2), Minas Gerais recebeu o primeiro lote de vacinas contra a dengue, Qdenga. Com um total de 78.790 doses, a vacinação se iniciará em crianças de 10 e 11 anos.
Os imunizantes foram entregues à Central Estadual da Rede de Frio e serão distribuídos a 22 municípios das Unidades Regionais de Saúde de Belo Horizonte e de Coronel Fabriciano/Timóteo.
Essas regiões foram escolhidas com base em três critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, considerando as recomendações da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização e da Organização Mundial de Saúde: a presença de pelo menos um município de grande porte, com mais de 100 mil habitantes, alta transmissão de dengue no último período sazonal e predominância do sorotipo DENV-2.
Dos municípios selecionados para receber a vacina, nove pertencem à região de Saúde de Coronel Fabriciano/Timóteo e 13 à região de Saúde de Belo Horizonte/Nova Lima Caeté.
O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, enfatizou que, apesar do início da vacinação, é crucial manter outras medidas de precaução contra a dengue durante este período de alta transmissão.
Baccheretti ressaltou: “As vacinas são uma estratégia de proteção de médio e longo prazo. Para o momento crítico que estamos vivendo, ainda é necessário investir em outros cuidados, como não deixar água parada e procurar as unidades de saúde ao menor sinal de dengue.”
Além da vacinação, é fundamental adotar medidas de proteção coletiva, como a remoção de locais com acúmulo de água e a eliminação de criadouros de mosquitos, bem como medidas individuais, como o uso de repelente.
Em relação à atual situação epidemiológica das arboviroses em Minas Gerais, a 304ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) ressaltou a importância de prevenir óbitos por dengue e chikungunya. O subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG, Eduardo Prosdoscimi, destacou o reforço nas capacitações das equipes e os recursos financeiros destinados para enfrentar essas doenças.
Até o momento, Minas Gerais registrou 268.903 casos prováveis de dengue, com 93.059 confirmações, além de 29.864 casos prováveis de chikungunya, com 19.256 confirmações. A SES-MG tem concentrado esforços para garantir o atendimento adequado e prevenir novos casos e óbitos por essas doenças.
Participe do canal da Sputnik Voz do Povo no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva
Comentários