fbpx
Últimas notícias

Governo Anuncia Construção do Primeiro Hospital Indígena do País em Boa Vista, Roraima

O Brasil está prestes a inaugurar o primeiro hospital indígena do país, destinado ao atendimento do povo Yanomami, localizado em Boa Vista, Roraima. Essa nova unidade de saúde integra as medidas emergenciais da área de saúde para enfrentar a crise na região, conforme explicado pelo secretário de Saúde Indígena, Weibe Tapeba.

“Este hospital funcionará como uma retaguarda, proporcionando serviços de atenção especializada de média e alta complexidade para a região. É importante destacar que os serviços de saúde em nossa rede de Roraima, em Boa Vista, também enfrentaram um colapso no ano passado. Foi declarada uma emergência, e há uma crise humanitária com a chegada de refugiados da Venezuela.”

Além disso, foram anunciadas a construção do Centro de Referência em Surucucu e reformas em 22 unidades básicas de saúde indígenas, além da Casa de Apoio à Saúde Indígena em Boa Vista.

A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, também revelou planos para a construção de uma casa de governo em Roraima, composta por 13 ministérios.

Para financiar a construção da casa de governo e do hospital, o Ministério dos Povos Indígenas garantiu um investimento de R$1,2 bilhão.

Paralelamente, está em andamento um Inquérito de Saúde Indígena, em colaboração com o Instituto IBGE, visando identificar a subnotificação de dados no território. De acordo com o Censo de 2023, há 27 mil indígenas vivendo no território Yanomami. No entanto, os sistemas oficiais do Ministério da Saúde indicam uma população de 31 mil pessoas.

O objetivo desse inquérito é entender o que ocorreu com essas pessoas que não foram contabilizadas no Censo.

Desde janeiro de 2023, houve um aumento no número de profissionais na região, dobrando o investimento em ações de saúde. O Ministério tem trabalhado para garantir assistência e combater as principais doenças, como malária e desnutrição, no território Yanomami.

Participe do canal da Sputnik Voz do Povo no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo