fbpx
Política

Israel mantém Lula como ‘persona non grata’, especialistas avaliam próximos movimentos diplomáticos

Posição israelense foi adotada após líder brasileiro comparar guerra em Gaza com extermínio de judeus durante o Holocausto

Diante da posição de Lula de não se retratar da declaração em que comparou a guerra de Israel contra o Hamas com o Holocausto, o governo de Israel vai manter o presidente brasileiro como persona non grata e avaliar os próximos movimentos.

Oficialmente, o Ministério das Relações Exteriores de Israel informou nesta terça-feira (20) que não houve mudança na posição e que a declaração feita pelo ministro Israel Katz na segunda-feira (19), afirmando que Lula é persona non grata, permanece válida.

Uma fonte da diplomacia israelense afirmou à CNN que, no momento, não estão previstas medidas adicionais, como a suspensão de relações diplomáticas.

Israel não tem interesse em que a crise se agrave a esse ponto. Membros do governo do país destacaram a diferença entre a posição oficial do governo e a opinião da população.

Segundo outra fonte diplomática de Israel, a falta de retratação por parte de Lula é considerada um erro que retira o Brasil da condição de país neutro e equilibrado historicamente mantida ao tratar do conflito árabe-israelense.

Além disso, a manutenção dessa posição coloca o Brasil em distância de países do mundo livre, como Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra e França, e pode contribuir para o crescimento do antissemitismo no país.

Participe do canal da Sputnik Voz do Povo no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo