fbpx
Últimas notícias

CGU: certificado de vacinação contra covid-19 de Bolsonaro é falso

A Controladoria-Geral da União concluiu que o certificado de vacinação contra a covid-19 do ex-presidente Jair Bolsonaro foi falsificado.

O registro de imunização teria sido fraudado em julho de 2021, em uma Unidade Básica de Saúde de São Paulo.

O caso teve origem a partir do pedido de acesso à informação ao Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 do então chefe do Poder Executivo no final do ano de 2022.

A CGU verificou inconsistências nos registros das informações enviadas pelo Ministério da Saúde. De acordo com os dados do sistema, há um registro contra a covid-19 que teria ocorrido em julho de 2021, em São Paulo.

As investigações mostraram que o ex-presidente sequer estava em São Paulo no dia da suposta vacinação, que ele teria voado de São Paulo para Brasília um dia antes.

A conclusão foi que se trata de fraude ao sistema estadual de registro de vacinação contra a covid-19.

Mas outros dois registros de imunização, em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, haviam sido efetuados por agentes municipais e cancelados antes mesmo do início das investigações pela CGU.

Os resultados das investigações serão encaminhados às autoridades do estado e do município de São Paulo para adoção das providências cabíveis.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo