fbpx
Últimas notícias

Neuroblastoma: farmacêutica submete remédio à aprovação do SUS

As famílias de crianças com neuroblastoma que precisam do medicamento de alto custo betadinutuximab, que tem o nome comercial Qarziba, podem receber, ainda este ano, uma boa notícia. O laboratório farmacêutico Recordati informou que, esta semana, submeteu  o remédio à avaliação da Conitec – Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias –  no SUS – Sistema Único de Saúde. 

A comissão tem o prazo de 180 dias (prorrogáveis por mais 90 dias) para a análise da proposta.  

No Brasil, a Anvisa autorizou o uso do medicamento em 2021, mas sem aprovação da Conitec, o tratamento só é possível na rede privada. 

O neuroblastoma é o terceiro tipo de câncer infantil mais recorrente, representando de 8% a 10% de todos os tumores infantis. A estimativa é que que apareçam, por ano, 387 novos casos no Brasil. Metade deles classificados como de alto risco.  

As famílias enfrentam dificuldades para obter acesso a medicamentos de alto custo necessários para o tratamento e, muitas vezes, têm que recorrer a vaquinhas para conseguir arrecadar dinheiro.   

Um caso que ficou conhecido da doença recentemente foi o do menino Pedro, de 5 anos de idade, filho da antropóloga Beatriz Matos e do indigenista Bruno Pereira, assassinado em 2022.  

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo