Operação da PCMG Investiga Vereadora Supostamente Envolvida em Esquema de ‘Rachadinha’ e Fraudes em Unaí
“Policiais cumpriram mandados de busca e apreensão, recolhendo documentos e pendrive comprovando irregularidades; Parlamentar tem afastamento cautelar decretado.”
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou uma operação nesta segunda-feira (13) com o objetivo de combater o crime de peculato, notoriamente vinculado à prática da “rachadinha”, e também investigar ameaças e falsificações de documentos. O alvo da operação foi a vereadora de Unaí, Nair Dayana Xavier, cujo gabinete na Câmara de Vereadores foi alvo de mandado de busca e apreensão.
Após dois meses de investigação, iniciados a partir de denúncias, a Justiça expediu o mandado na última sexta-feira (10). Durante a operação, os policiais recolheram documentos relevantes e um pendrive contendo arquivos diversos, incluindo comprovantes de gastos relacionados às atividades parlamentares.
Além do mandado de busca, foi decretado o afastamento cautelar da vereadora de suas funções legislativas por um período de 30 dias, a partir desta segunda-feira. A medida visa preservar a integridade das investigações e assegurar a ordem no exercício da função pública.
A operação, que teve como epicentro o município de Unaí, reforça o compromisso das autoridades em combater práticas ilícitas e garantir a transparência e a lisura no âmbito político. A vereadora em questão enfrentará agora um processo legal decorrente das investigações, que prometem trazer à tona detalhes sobre as supostas atividades criminosas ligadas ao seu mandato.
Aguarda-se, assim, a manifestação da vereadora, que pode se utilizar deste espaço para comunicar sua posição, apresentar documentos relevantes ou oferecer qualquer esclarecimento que julgue necessário para sua defesa. A sociedade aguarda por informações adicionais que possam arrojar luz sobre os eventos que levaram à operação policial.
Comentários