fbpx
Justiça

Após violência em Curitiba, MPMG recomenda banimento temporário das torcidas organizadas Máfia Azul e Pavilhão Independente

Crédito: JOKA MADRUGA/FUTURA

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) expediu Recomendação à Federação Mineira de Futebol para que seja aplicada nova medida educativa de banimento temporário dos estádios de todo o país das torcidas organizadas Máfia Azul e Pavilhão Independente, ambas do Cruzeiro Esporte Clube.  

O banimento da torcida Pavilhão Independente deverá ser de um ano, a partir da data da recomendação, 13 de novembro de 2023. Já para a Máfia Azul, o MPMG recomenda punição de dois anos, com vigência a partir de 15 de março de 2024, uma vez que a torcida já está banida até essa data.

O documento também orienta que, pelo mesmo período, as torcidas sejam proibidas de frequentar o entorno dos estádios nos dias de jogos, considerado o raio de cinco quilômetros. O banimento temporário consistirá na proibição do uso, porte e exibição de qualquer vestimenta, faixa, bandeira, instrumento musical ou outro objeto que possa caracterizar a presença da torcida nos estádios ou no seu entorno nos dias de jogos.

A medida foi tomada depois que o MPMG recebeu relatório técnico da Polícia Militar relatando briga generalizada no interior do estádio Vila Capanema, em Curitiba, no último sábado, 11 de novembro. Segundo apurado, no jogo contra o Coritiba, torcedores das organizadas do Cruzeiro invadiram o estádio e protagonizaram cenas de violência em confronto com a Império Alviverde. Entre os invasores, entre outras pessoas, foram identificados os presidentes das duas organizadas do time mineiro.

O promotor de Justiça Fernando Ferreira Abreu cita o histórico de violência e confronto de ambas as torcidas e ressalta que, como uma doença, a conduta de parte dos integrantes dessas torcidas expõe não somente o Clube, mas também funcionários e atletas, por meio de ameaças, além de prejudicar todos os torcedores, associados ou não.

De forma inédita, o MPMG também solicitou ao Cruzeiro Esporte Clube a análise dos documentos encaminhados, para avaliação da possibilidade de expulsão do quadro associativo do clube dos invasores do estádio em Curitiba.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo