fbpx
Estradas e Rodovias

Pinheirense cai em fraude de leilão de carros online e perde mais de R$ 90 Mil

Margem consignável de 40% no Jersinho Seguros: saiba TUDO sobre a nova margem 2020

A Polícia Militar (PM), em João Pinheiro, foi solicitada por uma senhora de 67 anos, onde ela contou aos militares que havia sido vítima de um golpe de Leilão de veículos pela internet.

A vítima contou que desde o dia 15/10, manteve contato com uma pessoa que seria representante comercial da empresa de leilões, por um aplicativo de mensagens, onde de acordo com a vítima, a representante seria MARIANA, e que também pelo aplicativo teria conversado com uma segunda pessoa de nome MARCELO, onde tratavam sobre a compra de veículos recuperados de financiamento no site da empresa RIO QUENTE LEILÕES.

No dia 27/10/2020, a vítima arrematou um veículo TOYOTA HILUX, ano 2019, cor preta, no (site: //rioquenteleiloes.com/lotes/-center–b-lote-de-veículos—b–br-recuperado-de-financiamento–center–https—quenteleiloes.com.br/115/).

A vítima contou que antes de efetuar o pagamento, questionou que se deixasse de efetuar o pagamento o que aconteceria. Ela então recebeu o lembrete: “ocorrendo desistência ou arrependimento do lance, ou proposta, por parte do arrematante o mesmo ficará obrigado a pagar o valor da comissão do leiloeiro, além do valor correspondente a 20% (vinte por cento) sobre o lance ou proposta efetuada, a título de multa, a ser revertida em favor da empresa vendedora ou comitente. Lances efetuados, são irretratáveis e significam compromisso assumido”.

Para não ter que pagar a multa efetuou o pagamento por transferência eletrônica no Valor de R$ 92.715,00 no dia 28/10, ficando acordado a retirada do veículo, entre os dias 29/10 e 30/10.

No dia 29/10 uma pessoa foi no endereço da empresa situada na RUA DEZENOVE, Nº 205, APARECIDA DE GOIÂNIA/GO, e constatou que não existe a empresa no endereço repassado.

O caso foi encaminhado para a delegacia da polícia Civil para providências futuras.

Golpe de sites de leilão falsos: veja como se defender

As vítimas se tornaram tão comuns que foi preciso a Associação da Leiloaria Oficial do Brasil criar uma espécie de lista negra para a consulta dos usuários

Especialista alerta para o perigo dos leilões falsos e ensina como identificá-los

Cair em golpes na internet é mais comum do que se pensa. Todos os dias, centenas de novos sites falsos surgem na web e se reinventam para enganar os que acreditam se tratar de algo legítimo.

No caso de golpes com os leilões, as vítimas se tornaram tão comuns que foi preciso a Associação da Leiloaria Oficial do Brasil (Aleibras) criar uma espécie de lista negra para a consulta dos usuários.

O especialista alertam que muitos golpistas exibem, entre outras coisas, ofertas tentadoras de um determinado produto em falsos leilões para atrair a atenção de potenciais vítimas: “para enganar o usuário chegam a replicar a identidade visual de algum site de boa reputação para roubar dados de usuários e aplicar golpes. É preciso verificar muito bem antes de se cadastrar e fornecer seus dados na internet”.

Dicas cruciais para evitar cair em golpe dos falsários e como identificar falsos sites e leiloeiros não credenciados.

Preste atenção no conteúdo que consome: nunca clique em links desconhecidos. Sempre verifique se a URL é confiável, assim como o domínio do site. Em geral, sites falsos são hospedados e registrados fora do Brasil e não possuem certificado de segurança. Site confiáveis possuem ‘selo’ de segurança visível na página.

Atenção à Privacidade: é recomendável não partilhar seus dados nas redes sociais e ter cuidado com as informações que coloca na internet, assim como formulários que preenche. Além disso não informe suas senhas e de tempos em tempos, é aconselhável modificar as senhas do seu e-mail e redes sociais.

Verifique se o leiloeiro é idôneo: Ao entrar no site de leilões, é importante verificar se o leiloeiro é pessoa física. Confira na Junta Comercial (do estado em que o leiloeiro se encontra) se o profissional está realmente credenciado para exercer a atividade.

Confira pessoalmente o que será arrematado: Verifique a disponibilidade de visita aos lotes à venda no leilão online. É importante existir um endereço físico para que o interessado possa ver o que será arrematado.

Confira todos os dados bancários do leiloeiro: Não é permitido pagar nenhum valor referente a leilão para qualquer pessoa, exceto o profissional cadastrado pela junta comercial como leiloeiro oficial. Logo, a conta bancária para depósito sempre tem de estar no nome do leiloeiro.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo