Brasil já sente impactos das mudanças climáticas de forma mais severa
Analistas avaliam esforços globais para reduzir emissão de poluentes
Os impactos das mudanças climáticas já são sentidos no Brasil de forma mais severa do que a média global, em virtude das dimensões continentais do país e pela localização em região tropical de parte considerável do território brasileiro.
A explicação é de Márcio Rojas, coordenador-geral de Ciência do Clima do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que concedeu entrevista à Rádio Nacional sobre os impactos das mudanças do clima e os esforços globais necessários para reduzir as emissões de gases do efeito estufa.
Analista em ciência e tecnologia, Márcio Rojas reforça que o Relatório Síntese do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima indica que as políticas colocadas até o momento, se forem implementadas, não serão suficientes para controlar o aquecimento global.
Rojas destaca a necessidade de metas mais ambiciosas para limitar o aquecimento em 1,5 grau Celsius em relação aos níveis pré-industriais, conforme pactuado no Acordo de Paris.
O especialista fala ainda da expansão dos impactos das mudanças do clima, a exemplo da seca histórica que atinge o estado do Amazonas.
O representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação afirma que o país tem avançado em estudos sobre mudanças climáticas, experiências que serão levadas à Cop 28, Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que ocorre entre os dias 30 de novembro e 12 de dezembro, nos Emirados Árabes.
Mais informações no programa “Impacto Notícias”, a partir das 12Hrs. Acompanhe pelo link https://sputnikvozdopovo.com.br/sertafm e também pela SertaFM 101,5.
Gostou do nosso portal de notícias?
Então siga o canal do YouTube, receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Noroeste Mineiro, clique em NOTÍCIAS. Siga o jornalista Jeferson Sputnik no Twitter, Instagram e Facebook. Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].
O conteúdo do Sputnik Voz do Povo é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção
Comentários