fbpx
Últimas notícias

Eclipse Solar Anular do Sol: Brasil Aguarda Início ás 15h; Fenômeno Chega ao Ápice nos EUA

O Brasil e várias outras regiões do mundo estão ansiosamente aguardando o início de um impressionante eclipse solar anular. Esse fenômeno astronômico raro ocorre quando a Lua está em seu ponto mais distante da Terra e passa entre o Sol e nosso planeta, deixando um “anel de fogo” ao redor do contorno lunar.

Os espectadores que desejam observar esse espetáculo celestial devem tomar precauções, pois olhar diretamente para o Sol pode ser prejudicial à visão. A recomendação é o uso de óculos especiais para a observação solar ou métodos de observação indireta, como a projeção do eclipse em uma superfície.

O Observatório Nacional (ON) estará transmitindo vídeos ao vivo para que as pessoas possam apreciar o eclipse de forma segura. No entanto, o primeiro país a testemunhar esse fenômeno será os Estados Unidos.

Horários Estimados para o Brasil

Aqui estão os horários de início e ápice do eclipse solar anular em algumas cidades do Brasil, de acordo com o site Time and Date:

  • Aracaju: Início às 15h32 e ápice às 16h48
  • Belém: Início às 15h04 e ápice às 16h32
  • Belo Horizonte: Início às 15h37 e ápice às 16h49
  • Boa Vista: Início às 13h28 e ápice às 15h08
  • Brasília: Início às 15h24 e ápice às 16h45
  • E muitas outras cidades em todo o país.

Já Tem Eclipse nos EUA

Enquanto o Brasil aguarda o início do eclipse, os Estados Unidos já estão testemunhando o fenômeno. O eclipse começa a ser visto nas capitais brasileiras a partir das 15h, proporcionando um espetáculo que será lembrado por muitos.

Esteja preparado com óculos de proteção solar e aproveite essa oportunidade rara de observar um eclipse solar anular!

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo