fbpx
Minas em Foco

Governo de Minas promove Campanha Estadual de Valorização da Pessoa Idosa

Para celebrar os 20 anos do Estatuto da Pessoa Idosa, programação contará com ações entre os dias 2 e 31/10 na busca por conscientizar sobre promoção e proteção de direitos da população no estado

Por: Elivan Alves, Jornalista

Na data em que se comemora o Dia Internacional da Pessoa Idosa, 1/10, o Governo de Minas lança a Campanha Estadual de Valorização da Pessoa Idosa. Durante o mês outubro, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), promoverá uma programação que contará com ações entre os dias 2 e 31/10. A iniciativa busca sensibilizar a sociedade sobre a importância de valorizar e respeitar a população com 60 anos ou mais, bem como difundir os direitos deste público.

Em 2023, a campanha celebra os 20 anos do Estatuto da Pessoa Idosa, um marco legal fundamental para a proteção dos direitos e para a promoção do bem-estar das pessoas idosas no Brasil.

“Esta é uma oportunidade para celebrar os avanços conquistados em prol dos direitos das pessoas idosas ao longo das últimas duas décadas. Vamos reafirmar o compromisso do Governo de Minas em garantir que essa população tenha uma vida plena de oportunidades”, destaca o diretor Estadual de Políticas para Pessoa Idosa, Rodrigo Marques da Costa.

A Campanha Estadual de Valorização da Pessoa Idosa contará com uma série de atividades e ações, não só em Belo Horizonte, mas em outros municípios de Minas Gerais. Segundo Costa, a valorização da pessoa idosa é um passo fundamental em direção a uma sociedade mais inclusiva e justa. “É essencial que a sociedade como um todo se envolva nessa causa, reconhecendo a importância das pessoas idosas como detentoras de experiências valiosas e recursos inestimáveis para as gerações mais jovens”, completa.

População idosa

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2018, o Brasil possuía 32 milhões de pessoas idosas, o equivalente a 16,4% da população nacional. As projeções para os próximos 20 anos são de que o país chegue a 60 milhões de pessoas idosas, quase um terço da população total.

Em Minas Gerais, levantamento da Fundação João Pinheiro (FJP), realizado no mesmo ano, apontava que, em 2010, a população idosa era de 2.342.973, o que correspondia a 9,8% do total. Porém, em 2018, já alcançava 3.191.212 (15,3%). A projeção para os próximos anos é similar à nacional, com as pessoas idosas alcançando um terço da população em 2040.

Nesse contexto, a Campanha de Valorização da Pessoa Idosa tem como objetivo principal sensibilizar a população para a valorização dessas pessoas, destacando sua contribuição para a sociedade e enfatizando a necessidade de assegurar uma vida digna e saudável a esse grupo. “Diante desse cenário, a campanha é uma oportunidade para reafirmar o compromisso do estado em garantir que essa população tenha uma vida digna.  A valorização da pessoa idosa é um passo fundamental em direção a uma sociedade mais inclusiva e tratar desse assunto é de suma importância, pois coloca a sociedade e o poder público em alerta para o cuidado e a proteção desse grupo etário que cresce a passos largos”, salienta o subsecretário de Direitos Humanos da Sedese, Duílio Campos.

Mais informações no programa “Impacto Notícias”, a partir das 12Hrs. Acompanhe pelo link https://sputnikvozdopovo.com.br/sertafm e também pela SertaFM 101,5.

Gostou do nosso portal de notícias?

Então siga o canal do YouTubereceba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Noroeste Mineiro, clique em NOTÍCIAS Siga o jornalista Jeferson Sputnik no TwitterInstagram e Facebook.  Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

O conteúdo do Sputnik Voz do Povo é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo