fbpx
Minas em Foco

Workshop de Padronização das Ações de Defesa Civil é Realizado na 16ª REDEC

16 de Agosto de 2023 – A 16ª Regional de Defesa Civil (16ª REDEC/NOROESTE DE MINAS) promoveu com sucesso um importante evento no âmbito da Defesa Civil. No dia 15 de agosto de 2023, o auditório do 28º Batalhão foi palco do Workshop de Padronização das Ações de Defesa Civil em Resposta aos Desastres.

O evento, que contou com a presença dos Coordenadores Municipais de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC’s) dos municípios pertencentes à 16ª Região da Polícia Militar, teve como objetivo principal nivelar conhecimentos e padronizar as ações de resposta aos desastres. O Coordenador Regional de Defesa da 16 REDEC, Coronel PM Gibran Maciel da Silva, fez a abertura do workshop, demonstrando o compromisso da instituição em fortalecer e otimizar as medidas de defesa civil na região.

O encontro proporcionou uma capacitação essencial para a realização conjunta de ações preventivas e de resposta a desastres, tanto naturais quanto provocados pelo homem. A ênfase esteve em atuar de maneira preventiva e estar devidamente preparado para preservar vidas e propriedades em situações de adversidade.

Diversos palestrantes especializados contribuíram para a formação dos participantes:

  • 3° Sargento PM Edislei Ribeiro dos Santos: Abordou a Estrutura e Mobilização do Sistema de Defesa Civil Municipal.
  • Sub Ten BM Martins (1º PEL 2ª CIA 12º BBM – CBMMG – Unaí): Explorou temas relacionados ao Posto de Comando e ao Sistema de Comando de Operações (SCO).
  • Geraldo Pablo da Silva Gomes (COMPDEC de Brasilândia de Minas): Apresentou tópicos sobre a Elaboração do Plano de Contingência e Emissão de Alertas.
  • Diego Alexandre Dressler (COMPDEC de Arinos): Enfatizou a Decretação de Situação de Emergência (SE) e Estado de Calamidade Pública (ECP), bem como a Captação de Recursos para Ações de Resposta e Reconstrução.

Os municípios participantes foram Arinos, Bonfinópolis de Minas, Brasilândia de Minas, Buritis, Cabeceira Grande, Chapada Gaúcha, Formoso, Natalândia, Paracatu, Riachinho, Unaí, Uruana de Minas, Urucuia e Vazante.

O evento reforça a importância da cooperação entre os órgãos de defesa civil e a atualização constante dos procedimentos para garantir uma resposta ágil e eficaz em situações de risco. A 16ª REDEC demonstra assim seu comprometimento em promover a segurança e o bem-estar da população da região Noroeste de Minas.

Mais informações no programa “Impacto Notícias”, a partir das 12Hrs. Acompanhe pelo link https://sputnikvozdopovo.com.br/sertafm e também pela SertaFM 101,5.

Gostou do nosso portal de notícias?

Então siga o canal do YouTubereceba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Noroeste Mineiro, clique em NOTÍCIAS Siga o jornalista Jeferson Sputnik no TwitterInstagram e Facebook.  Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

O conteúdo do Sputnik Voz do Povo é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo