fbpx
Últimas notícias

Morre o dramaturgo Zé Celso, fundador do Teatro Oficina

Zé Celso Martinez Corrêa foi um dos mais importantes atores e dramaturgos do teatro brasileiro e sua influência nas artes se estendeu muito além do teatro, alcançando também a música e o cinema no Brasil. Provocador, levava o espectador de suas peças a refletir sobre as mazelas políticas e sociais do país.

Ouvimos aqui uma entrevista que ele deu para a TVE em 2005 no programa Verdade TV.

Nascido em Araraquara em 1937, o ator e dramaturgo estudou direito na faculdade de direito do Largo São Francisco. Lá, junto a outros estudantes, fundou o grupo de teatro amador Oficina, que se profissionalizou em 1962.

Entre as grandes influências nas peças montadas pelo coletivo está o Oswald de Andrade, o russo Constantin Stanilavski, além do teatro épico de Bertold Brecht e o dramaturgo francês Antonin Artaud.

Em 1967 o grupo de Zé Celso encena a peça de Oswald de Andrade, o Rei da Vela, colocando assim o grupo em evidencia no movimento tropicalista. No ano seguinte encenam a peça de Chico Buarque, Roda Viva, causando grande alvoroço por apresentar cenas sexuais e violentas como deboche à ditadura militar.

Preso e torturado pela ditadura militar, se exilou em 1974. Voltou em 1978, fundando Associação Teatro Oficina Uzina Uzona.

O espaço do teatro, na Rua Jaguaribe no bairro do Bixiga, centro de São Paulo, oferece ao espectador a experiência de um teatro arena de três andares. Lá foram apresentados diversas peças como a releitura dos Sertões, de Euclides da Cunha,

A sexualidade também era um tema importante para Zé Celso, aqui outro trecho do programa a Verdade em que ele fala sobre isso

Ze Celso deixa o esposo, de 60 anos, com o qual vivia desde 1986. O casamento oficial entre os dois se deu em junho deste ano.

Cobertura do Sputnik Voz do Povo

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Sputnik Voz do Povo, nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected]

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem por meio do WhatsApp do Sputnik Voz do Povo: (38) 9.98070292.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo