fbpx
Justiça

Audiência Pública e visita ao Hospital do Câncer em Uberlândia marcam atividades de comissão inédita na ALMG

Presidente deputado Elismar Prado cobra o cumprimento de leis que garantem os direitos dos pacientes oncológicos

A Comissão Extraordinária de Prevenção e Enfrentamento ao Câncer da Assembleia Legislativa inicia as visitas aos hospitais do câncer e as audiências regionalizadas em Uberlândia nesta quinta-feira, 01/06. Os eventos atendem a requerimentos do presidente da Comissão, deputado estadual Elismar Prado.

Às 9 horas, a comissão, junto com uma comitiva de entidades e autoridades, vai visitar o Setor de Oncologia do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), conhecido como Hospital do Câncer.

A unidade completou 23 anos e é referência no atendimento aos pacientes com câncer de Uberlândia e mais 70 cidades do Triângulo e Alto Paranaíba. O Hospital recentemente comprou o acelerador linear de alta tecnologia para realização de radioterapia e radiocirurgia e ampliou a unidade com a construção dos centros cirúrgicos e de transplante de medula óssea, bem como a aquisição de equipamentos. Os investimentos foram realizados com emenda do deputado federal Weliton Prado, presidente da 1ª Comissão de Combate ao Câncer do Brasil.

Segundo o deputado Elismar Prado, a expectativa é dobrar o atendimento aos pacientes, visto que a população ainda enfrenta uma longa fila para a realização de cirurgias oncológicas, início dos tratamentos de quimioterapia e radioterapia e até mesmo para a realização de exames diagnósticos.

Por isso, segundo o parlamentar, após a visita, será realizada, às 14 horas, audiência pública na Câmara Municipal de Uberlândia (Avenida João Naves de Ávila, 1.617. Bairro Santa Mônica). Elismar Prado explica que a comissão vai discutir o cumprimento da Lei dos 30 dias (Lei n.º 13.896/2019, que assegura a realização dos exames diagnósticos em até 30 dias da suspeita do câncer; o cumprimento da Lei dos 60 dias (Lei nº 12.732/2012), que garante o início do tratamento em até 60 dias da confirmação do diagnóstico; a Lei 14.335/2022, que assegura a mamografia, exames citopatológicos do colo uterino e a colonoscopia a todas as mulheres a partir da puberdade, independe da idade; Lei 13.045/2014 que assegura a realização de exames para a detecção precoce do câncer de próstata, dentre outras.

“Vamos debater toda a jornada do paciente com câncer, desde a prevenção, exames diagnósticos, consultas com especialistas, cirurgia, quimioterapia, radioterapia, acesso a novos medicamentos e terapias, nutrição, reabilitação e cuidados paliativos. Infelizmente, as pessoas têm percorrido um caminho com muito sofrimento e o tempo para o combate a doença é crucial para aumentar as chances de cura e a qualidade de vida de quem tem câncer”, destacou Elismar Prado.

A Comissão Extraordinária de Prevenção e Enfrentamento ao Câncer foi criada após apresentação de requerimento pelo deputado Elismar Prado e é a primeira da história da ALMG. O parlamentar alerta com preocupação que a doença é de emergência, em muitos municípios é a principal causa de morte, sendo a segunda no país, e precisa ser tratada com prioridade de fato. “As pessoas estão morrendo quando poderiam viver, pois o câncer tem cura. Mas para isso precisam ter acesso ao diagnóstico precoce, exames preventivos e tratamento adequado”, afirmou.

Cobertura do Sputnik Voz do Povo

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Sputnik Voz do Povo, nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected]

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem por meio do WhatsApp do Sputnik Voz do Povo: (38) 9.98070292.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo