fbpx
Minas em Foco

ÁGUA – Regiões Noroeste e Alto Paranaíba desenvolvem ações voltadas para o uso sustentável da água

Sebrae Minas investe em iniciativas de revitalização e preservação de bacias hidrográficas da região

Problema crescente nos últimos anos, a escassez hídrica afeta o cotidiano de milhões de pessoas nos centros urbanos e rurais do Brasil. Mesmo com o registro de volume de chuvas acima da média em algumas áreas do país, a falta de água para abastecimento e para atividades produtivas é uma realidade em muitos locais, como nas regiões Noroeste e Alto Paranaíba, em Minas Gerais. Para amenizar os danos e apontar caminhos para o uso sustentável da água, o Sebrae Minas vem desenvolvendo diversas ações efetivas nestes territórios, com foco no incremento da disponibilidade hídrica.

Por meio do Programa Restaurar, a instituição em parceria com o poder público e entidades locais realiza estudos e diagnósticos da região. A metodologia do programa deriva do Zoneamento Ambiental e Produtivo (ZAP), ferramenta criada pelo Governo do Estado. Desde 2019, foram realizados dez levantamentos sobre disponibilidade hídrica superficial, uso e ocupação do solo e ações para a revitalização e a conservação das sub-bacias hidrográficas das duas regiões.

Até o momento, o Sebrae Minas já investiu mais de R$ 1.6 milhão, alcançando uma área de 1.503.447 hectares. Os estudos do Programa Restaurar já contemplaram bacias dos municípios de Paracatu, Unaí, João Pinheiro, Bonfinópolis de Minas, Chapada Gaúcha, São Gonçalo do Abaeté, Presidente Olegário, Coromandel e Serra do Salitre.

“As análises possibilitaram preparar o planejamento estratégico e implementar ações de acordo com a realidade de cada municípios. A nossa intenção é contribuir para a redução dos impactos ambientais, melhorar a gestão hídrica nas bacias hidrográficas e alavancar o desenvolvimento econômico local”, explica o gerente da Regional Noroeste e Alto Paranaíba do Sebrae Minas, Marcos Alves.

Os diagnósticos oferecem informações técnicas para que sejam criadas iniciativas de revitalização e preservação de bacias hidrográficas, com o objetivo de garantir o abastecimento de água para a população e a sustentabilidade das atividades produtivas na região.

Intercâmbio sustentável

No mês em que se comemora o Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, Paracatu recebeu, na região do Entre Ribeiros, uma comitiva composta por representantes do Governo de Minas Gerais e da Embaixada de Israel no Brasil. A visita técnica ao Projeto de Irrigação vai possibilitar a cooperação técnica internacional voltada para a gestão de recursos hídricos e sustentabilidade na agricultura irrigada.

Entre Ribeiros – Paracatu MG

Em parceria com a Associação dos Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas Gerais (Irriganor), o Sebrae Minas tem apoiado os produtores e associações rurais para melhorar a atuação coletiva em busca de práticas sustentáveis para a produção de grãos. O intercâmbio também teve o objetivo de estimular possíveis parcerias voltadas para a questão hídrica na região.

Telemetria

O Noroeste possui a maior área irrigada de Minas Gerais, sendo Paracatu e Unaí os maiores municípios com área de irrigação no país, abrangendo uma área de 21.700 hectares. No início de 2021, foi instalado na Bacia do Entre Ribeiros, em Paracatu, o primeiro sistema de monitoramento de recursos hídricos por telemetria do estado.

O projeto piloto, desenvolvido em conjunto por Sebrae Minas, Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Irriganor e usuários da Bacia do Entre Ribeiros, oferece mais transparência ao uso de recursos hídricos, automatizando o acompanhamento de vazão dos rios mineiros em regiões marcadas pela escassez hídrica.

Pelo monitoramento por telemetria é possível realizar medições e coleta de dados, em tempo real, que são enviados por satélite ou internet a uma central de informações, onde poderão ser consultadas pelos usuários e pelo órgão gestor de recursos hídricos.

Polo de Irrigação

Também em 2021, o Polo de Irrigação Sustentável do Noroeste de Minas, o primeiro do estado, foi inaugurado no município de Unaí. Junto a outros sete no país, a estrutura integra um projeto do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR) para traçar estratégias de fortalecimento da agricultura irrigada, com foco na aproximação entre poder público, universidade e institutos federais e agricultores. O objetivo é avaliar a disponibilidade hídrica superficial e subterrânea do município, promover uma rede de monitoramento hídrico para produtores e criar uma Unidade de Referência em Agricultura Irrigada.

O Polo de Irrigação do Noroeste – capitaneado pela Irriganor, com apoio do Sebrae Minas, Coagril e Universidades – está em pleno funcionamento, com a atuação de grupos de trabalhos dedicados a eixos que contemplam pesquisas, logística e meio ambiente.

Cerrado das Águas

Outra iniciativa que conta com a parceira do Sebrae Minas, desta vez na região Alto Paranaíba, é o Consórcio Cerrado das Águas (CCA), uma plataforma colaborativa que une esforços entre empresas, governo e sociedade civil para a preservação, conservação ambiental e combate às mudanças climáticas.

A iniciativa reúne vários integrantes da cadeia produtiva do café, no intuito de restaurar paisagens produtivas sustentáveis e conscientizar os produtores sobre a importância de seus ativos ambientais.

Por meio do Programa de Investimento no Produtor Consciente (PIPC), a metodologia do ZAP foi aplicada nas bacias do Ribeirão Grande, em Serra do Salitre, e Ribeirão Santo Inácio, em Coromandel. Nesse projeto, o Sebrae Minas investiu cerca de R$ 144 mil. Para 2023, a ideia é expandir o programa para os municípios de Carmo do Paranaíba, Rio Paranaíba, Monte Carmelo e Araguari.

Cobertura do Sputnik Voz do Povo

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Sputnik Voz do Povo, nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe! Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected]

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem por meio do WhatsApp do Sputnik Voz do Povo: (38) 9.98070292.Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo