fbpx
Últimas notícias

Judiciário realiza Semana Nacional de Conciliação

De 7 a 11 de novembro

O Judiciário brasileiro realiza entre os dias 7 e 11 de novembro a décima sétima edição da Semana Nacional da Conciliação. A campanha promove a solução de conflitos judiciais por meio de acordos.

As atividades ocorrem de forma simultânea nos tribunais de Justiça estaduais, federais e do trabalho. O conselheiro do CNJ, o Conselho Nacional de Justiça, Marcello Terto, ressalta que a Semana é necessária para estimular a prática da conciliação de conflitos.

A porcentagem de sentenças e decisões resolvidas por acordo caiu na pandemia, de quase 20% em 2019 para 16% em 2020. O índice de conciliação voltou a crescer no ano passado, chegando a 17% no total.

Entre os tribunais, o de melhor desempenho é o do Trabalho, que resolveu 20% das demandas por acordo em 2021. A Justiça estadual conseguiu concluir processos por acordos em 11% dos casos, já a Justiça federal teve o pior desempenho, com 9% das sentenças e decisões resolvidas por conciliação.

Na Semana Nacional de Conciliação deste ano, os tribunais devem selecionar os processos com mais possibilidade de acordo e intimar as partes para buscar o consenso por meio de audiências. Mas, para além da Semana Nacional, os interessados podem procurar, durante todo o ano, os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania. São quase mil e quinhentos centros desses espalhados pelo país.

Mais informações no programa “Impacto Notícias”, a partir das 11Hrs. Acompanhe pelo link https://sputnikvozdopovo.com.br/sertafm e também pela SertaFM 101,5.

Gostou do nosso portal de notícias?

Então siga o canal do YouTubereceba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Noroeste Mineiro, clique em NOTÍCIAS Siga o jornalista Jeferson Sputnik no TwitterInstagram e Facebook.  Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

O conteúdo do Sputnik Voz do Povo é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo