fbpx
Minas em Foco

Base do SAMU em Paracatu começa a atender dia 1º de novembro

Investimento do estado no SAMU da região noroeste foi de 23 milhões 21 de Outubro de 2022 , 12:20

O secretário de Estado de Saúde, médico Fábio Baccheretti, participou, na quinta-feira, 20 de outubro, da inauguração de uma Base Descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Paracatu, na macrorregião de Saúde Noroeste. Durante o evento, foram entregues duas ambulâncias para o município de Paracatu, sendo uma Unidade de Suporte Avançado (USA) e uma Unidade de Suporte Básico (USB), com início das atividades previsto para o dia primeiro de novembro de 2022.

A gestão do Samu será feita pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Região Ampliada Noroeste (CISREUNO), no total o Samu Regional contará com 10 bases na microrregião de Unaí e 13 ambulâncias para socorro à população. São mais de R$23 milhões investidos, para atender mais de 700 mil pessoas da macrorregião com o serviço de Urgência e Emergência.

Os 33 municípios foram beneficiados com 30 ambulâncias (23 unidades de suporte básico e sete unidades de suporte avançado) para o atendimento de pessoas em situação de urgência ou emergência, com risco de sequelas ou até mesmo de morte. São 12 cidades da microrregião de Unaí, 11 da microrregião de Patos de Minas, sete da microrregião de São Gotardo e três da microrregião de João Pinheiro.

“Eu sei o quanto o Samu é capaz de transformar a saúde de uma região. Então o que está sendo entregue não são ambulâncias, é um serviço de atendimento médico de urgência. Isso aqui é capaz de salvar vidas”, ressaltou o Secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti.

Baccheretti informou ainda, que a atual administração está batendo recordes de investimentos em saúde. Só em 2022 estão sendo investidos mais de nove bilhões de reais e já foi autorizada a aquisição de três novos helicópteros para o Samu, em parceria com o Corpo de Bombeiros.

“Nós estamos dobrando nossa frota área. Nós estamos investindo em cada ponto de ação relacionado a urgência e emergência…”, destacou o Secretário de Saúde.

Ainda no mesmo dia foi anunciada a construção de uma nova Unidade de Pronto Atendimento em Paracatu em uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado de Minas Gerais.

Atendimentos

Com o funcionamento do Samu na macrorregião de Saúde Noroeste a população passará a contar com um serviço de qualidade, que vai promover o cuidado com a saúde e o atendimento ágil, eficiente e em tempo hábil, além de inserir os municípios na rede de cuidados do Sistema Único de Saúde (SUS). Isso deve reduzir o número de óbitos, garantindo um socorro adequado aos pacientes e prevenindo possíveis sequelas.

Para o dirigente regional de Saúde de Unaí, José Juliano Espíndula, “O Samu Regional demonstra a importância do trabalho integrado do governo federal, o estadual e o municipal, pois esta é uma ação operacionalizada pelo consórcio CISREUNO, mas é custeada pelos três entes. Isso é a importância do trabalho alinhado dos três órgãos ”.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência vai contribuir para a diminuição de óbitos, tratamento adequado para a população com enfermidades crônicas, aumento da disponibilidade dos serviços públicos de saúde, além do socorro imediato em acidentes de diversas naturezas. “O Samu será muito importante para desafogar nosso serviço de pronto socorro, além de abrir portas para diversas oportunidades de outros serviços e atendimentos”, completa o prefeito de Paracatu, Igor dos Santos.

A entrega das novas instalações do prédio sede da Central Única de Regulação do Samu Regional Noroeste ocorreu em 30/8, no município de Patos de Minas.

Mais informações no programa “Impacto Notícias”, a partir das 12Hrs. Acompanhe pelo link https://sputnikvozdopovo.com.br/sertafm e também pela SertaFM 101,5.

Gostou do nosso portal de notícias?

Então siga o canal do YouTubereceba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Noroeste Mineiro, clique em NOTÍCIAS Siga o jornalista Jeferson Sputnik no TwitterInstagram e Facebook.  Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

O conteúdo do Sputnik Voz do Povo é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo