fbpx
Minas em Foco

Maus-tratos: Dono de égua é multado em R$ 1.000 em Unaí

Na tarde da última segunda-feira (3), uma viatura da 16ª Cia PM MAmb, foi acionada a comparecer em um lote vago na Avenida Transamazônica, bairro Divinéia em Unaí, para atendimento de denúncia de maus-tratos.

No local, os policiais se depararam com uma égua, sem raça definida, pelagem alazã, caída no chão. O animal tem aproximadamente 7 anos de idade, com severo grau de desnutrição, placenta externa e infestada de carrapatos.

De acordo com testemunhas, o animal havia parido na noite anterior, que após a parição, a égua que já estava fraca, amamentou o potro e não conseguiu mais se levantar, o potro foi socorrido por um morador e levado para um abrigo coberto, devido às chuvas. Foi acionada a veterinária do CCZ – Centro de Controle de Zoonozes de Unaí, que fez o atendimento do animal.

Participaram da ação um veterinária da Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri que ajudou com medicação e soro para a recuperação do animal, uma protetora se apresentou e ofereceu os cuidados posteriores, inclusive pastagem e ração para o trato do animal e a Secretaria de Obras realizou o recolhimento do animal para a fazenda da protetora. O autor e dono do animal foi encontrado pela equipe policial, sendo confeccionado termo circunstanciado de ocorrência – TCO, pelo crime de maus-tratos, o qual deverá se apresentar no Fórum de Unaí para audiência e foi confeccionada uma autuação administrativa ambiental no valor de 1.000 reais.

De acordo com a veterinária do CCZ, a égua teve uma parição normal, sem complicações, o potro nasceu saudável, porém devido a fraqueza do animal proveniente de desnutrição severa e após amamentar o potro a égua ficou ainda mais fraca, pois o colostro demandava muito cálcio.

O local onde ela se encontrava não tinha pastagem. De acordo com a veterinária, o que mais colaborou com o desfecho positivo da ocorrência foi o engajamento da vizinhança em ajudar o animal a se levantar, ofereceram água e alimento e acolheram o potro e ajudaram a encontrar o dono égua.

Mais informações no programa “Impacto Notícias”, a partir das 12Hrs. Acompanhe pelo link https://sputnikvozdopovo.com.br/sertafm e também pela SertaFM 101,5.

Gostou do nosso portal de notícias?

Então siga o canal do YouTubereceba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Noroeste Mineiro, clique em NOTÍCIAS Siga o jornalista Jeferson Sputnik no TwitterInstagram e Facebook.  Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

O conteúdo do Sputnik Voz do Povo é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo