fbpx
Últimas notícias

Dep. Weliton Prado comemora aprovação do Piso Nacional da Enfermagem e dos Agentes Comunitários de Saúde

“Uma semana histórica!” Foi assim que definiu o deputado federal Weliton Prado, líder do PROS na Câmara dos Deputados, ao destacar duas vitórias importantes na área da saúde: a aprovação na Câmara em Brasília do projeto que define o piso nacional da enfermagem e a promulgação da Emenda Constitucional que assegura o piso dos agentes comunitários de saúde e endemias em 2 salários-mínimos.

“Gratidão ao deputado Weliton Prado que se dedicou integralmente a aprovar nosso reajuste e o nosso piso. Esteve a frente junto com a Conacs nesse processo para resolvermos definitivamente o problema da política de reajuste do nosso piso salarial nacional”, destacou a diretora-presidente da Conacs – Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, Ilda Angélica Correia.

“Quero parabenizar todos os agentes de saúde e trabalhadores da enfermagem. Parabenizar as entidades Conacs, Fnaras e Fenasce que foram vigilantes e guerreiras. Participamos de toda a mobilização. São profissionais que merecem ser ouvidos e valorizados. Essas duas lutas são de décadas e tiveram os desfechos mais do que justos e necessários. Sempre repito: ‘água mole em pedra dura tanto bate até que fura’. Pressionamos e conseguimos vencer”, afirmou Prado.

A Emenda Constitucional 120, que garante o piso salarial nacional de 2 salários-mínimos, atualmente de R$ 2.424,00, para os 400 mil agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, foi promulgada nesta quinta-feira, 05/05, após aprovação no Senado. Na Câmara, o deputado trabalhou junto com os agentes para conseguir pautar a proposta e aprová-la em março. “Foi a nossa prioridade em Plenário trabalhar pela aprovação da PEC para garantir dignidade aos agentes que precisam ser valorizados e respeitados”, afirmou.

Caberá à União arcar com a remuneração. Os estados, o Distrito Federal e os municípios ficarão responsáveis por pagar auxílios, gratificações e indenizações. Weliton Prado explica que os agentes ainda vão receber adicional de insalubridade e terão direito a aposentadoria especial pelos riscos da função.

Já o piso nacional da enfermagem foi definido em R$ 4.750 para os enfermeiros. Haverá proporcionalidade de 70% do piso dos enfermeiros para os técnicos de enfermagem e 50% para os auxiliares de enfermagem e as parteiras. “Os profissionais da enfermagem representam mais de 70% da força de trabalho da área da saúde, sendo que 90% são mulheres, muitas chefes de família. Deram provas agora na pandemia. Nos deparamos com hospitais superlotados e faltou de tudo, menos o empenho dos trabalhadores da enfermagem, que salvaram muitas e muitas vidas!”, concluiu Weliton Prado.

O valor do piso da categoria ser á atualizado anualmente com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). ”

Mais informações no programa “Impacto Notícias”, a partir das 11Hrs. Acompanhe pelo link https://sputnikvozdopovo.com.br/sertafm e também pela SertaFM 101,5.

Gostou do nosso portal de notícias?

Então siga o canal do YouTubereceba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Noroeste Mineiro, clique em NOTÍCIAS Siga o jornalista Jeferson Sputnik no TwitterInstagram e Facebook.  Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

O conteúdo do Sputnik Voz do Povo é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo