fbpx
Últimas notícias

IBGE: inflação registra alta de 1,01% em fevereiro

A inflação oficial do país registrou alta de 1,01% em fevereiro, a maior variação para este mês desde 2015. O índice ficou 0,47 ponto percentual acima do registrado em janeiro e já acumula aumento de 1,56% este ano e de 10,54% em 12 meses. Os dados são do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, divulgado nesta sexta-feira (11) pelo IBGE.

A categoria que mais contribuiu para esse aumento foi Educação, que subiu 5,61%, e respondeu por 0,31 ponto percentual do índice geral. Isso se deve aos reajustes das mensalidades escolares, habitualmente incorporados ao IPCA em fevereiro, que deixaram os cursos regulares 6,67% mais caros.

Também teve destaque o avanço de 1,28% nos preços dos itens de alimentação e bebidas, que vêm registrando sucessivas elevações desde janeiro de 2020, com uma única exceção em novembro de 2021. Em 12 meses, os itens desse grupo já acumulam reajustes de 9,12%.

De acordo com o gerente da pesquisa, Pedro Kislanov, em fevereiro os aumentos foram provocados principalmente por causa das variações climáticas

Outro grupo que tem grande impacto no índice geral, o de Transportes, subiu 0,46%  em fevereiro, influenciado principalmente pelo aumento de 1,68% no preço dos automóveis novos, que tiveram agora a décima oitava alta consecutiva, acumulando 22,94% no período. No mês passado, os combustíveis tiveram queda de 0,92%, mas nos últimos 12 meses, este é o item que mais tem pesado na inflação, com acumulo de 33,33% no período. E com o anúncio de novos reajustes da Petrobras, a expectativa é que os preços voltem a subir agora em março.

Ainda de acordo com o IBGE, todos os locais pesquisadas tiveram alta nos preços. O menor resultado foi observado na região metropolitana de Porto Alegre, com avanço de 0,40%, e, a maior variação, em São Luís, com 1,35%.

O instituto também divulgou, nesta sexta-feira, os números do Índice Nacional de Preços ao Consumidor, que se referem aos itens usualmente consumidos por família de menor renda. O INPC subiu 1% em fevereiro, o que também é a maior variação para este mês desde 2015. O indicador acumula alta de 1,68% este ano e de 10,80% nos últimos 12 meses.

Mais informações no programa “Impacto Notícias”, a partir das 11Hrs. Acompanhe pelo link https://sputnikvozdopovo.com.br/sertafm e também pela SertaFM 101,5.

Gostou do nosso portal de notícias?

Então siga o canal do YouTubereceba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Noroeste Mineiro, clique em NOTÍCIAS Siga o jornalista Jeferson Sputnik no TwitterInstagram e Facebook.  Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

O conteúdo do Sputnik Voz do Povo é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

#covid #coronavirus #corona #stayhome #staysafe #stayathome #lockdown #dirumahaja #quarantine #d #socialdistancing #pandemic #cov #love #kitajagakita #instagram #o #indonesia #a #pandemia #virus #like #quedateencasa #n #instagood #newnormal #india #health #cuarentena #bhfyp

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo