fbpx
Minas em Foco

COPASA invade terreno particular, realiza obra pública e lança esgoto no Córrego Rico e é autuada por crime ambiental em Paracatu

Em Paracatu, nessa última quarta-feira (02) a Polícia Militar Ambiental, recebeu uma denúncia, dando conta que à Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA), aproximadamente há duas semanas atrás, teria invadido um terreno particular, próximo ao córrego Rico sem autorização do proprietário e realizado uma obra pública de infra estrutura, onde o esgoto in natura estava escoando em direção ao mencionado córrego.

Face ao exposto, a equipe de policiais militares deslocaram ao local para averiguação dos fatos. Sendo constatado a presença de equipe de funcionários trabalhando no local.

O encarregado da equipe informou aos policiais, que foi necessário realizar o serviço de manutenção na rede de esgoto, devido o entupimento no local estar comprometendo várias outras tubulações de outras redes de outros locais.

Diante das informações a equipe PM fez contato com o diretor da COPASA, W. F. Dos S, 50 anos de idade, o qual confirmou a necessidade da manutenção da rede de esgoto, que existe no local a mais de trinta anos.

Afirmou ainda que não possuíam nenhuma documentação ambiental para realizarem tais atividades na área de proteção.

Posteriormente a equipe PM realizou uma fiscalização no local, sendo verificado que as obras no local já estavam sendo concluídas.

Porém foi constatado que grande parte desta área de manutenção, foi realizado em uma área Preservação Ambiental Permanente, a qual foi danificada em 99,44m², nas margens do córrego rico.

Constatado ainda, que todo o esgoto decorrente da rede da COPASA, foi escoado para alguns buracos existentes no solo. Ainda, constatado também, que foi realizado propositalmente uma vala no solo, para o esgoto in natura ser lançado para o córrego rico sem nenhum tratamento necessário.

Diante de todo exposto, foi lavrado Boletim de Ocorrência Ambiental para a providencias legais, lavrado também o Auto de Infração Ambiental do Sisema, correspondente a danificação da área de preservação permanente do córrego Rico.

E um Auto de Advertência Ambiental do Sisema, correspondente à intervenção poluidora do recurso hídrico.

Todas as atividades irregulares foram suspensas e o Sr. representante diretor da COPASA, foi orientado sobre todos os procedimentos para regularização dos lançamentos do esgoto Sanitário in natura no solo, das intervenções e de todos os direitos de defesa administrativa ambiental.

Mais informações no programa “Impacto Notícias”, a partir das 11Hrs. Acompanhe pelo link https://sputnikvozdopovo.com.br/sertafm e também pela SertaFM 101,5.

Gostou do nosso portal de notícias?

Então siga o canal do YouTubereceba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Noroeste Mineiro, clique em NOTÍCIAS Siga o jornalista Jeferson Sputnik no TwitterInstagram e Facebook.  Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

O conteúdo do Sputnik Voz do Povo é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo