fbpx
Últimas notícias

Retinoblastoma afeta 3 em cada 10 crianças com algum tipo de tumor

Três a cada dez crianças com algum tipo de tumor apresentam o câncer raro retinoblastoma. Quando ocorre, as células da retina, no olho, começam a crescer de forma descontrolada e vão se acumulando, formando o tumor, que vai crescendo e impedindo a visão. Em casos mais avançados, passa a ser visível, principalmente em fotografias com flash, porque o olho reflete uma mancha branca, o conhecido “olho de gato”.

O teste do olhinho é o primeiro exame que pode detectar problemas na visão da criança, ainda na maternidade. É obrigatório por lei e deve ser feito até os três dias de vida. A médica oftalmologista Juliana Fernandes, é especialista em oncologia ocular e explica que, se estiver tudo bem na primeira avaliação, o indicado é levar a criança ao especialista, aos 6 meses de idade e estabelecer uma rotina de consultas.

O teste do olhinho detecta o reflexo das pupilas, a córnea, a presença de doenças como glaucoma ou até a presença de alguns tipos de tumores. Mas o acompanhamento, conforme a criança vai crescendo, é importante porque o retinoblastoma cresce e passa a afetar a visão da criança. A especialista Juliana Fernandes destaca os principais sinais da doença, que precisam ser observados com cuidado.

Como os pequenos ainda não falam ou falam pouco, é importante ficar atento a esses sinais e no comportamento da criança, porque em 90% dos casos, afeta crianças de até 2 anos de idade. Além disso, a doença, no início, traz poucos sinais, notados somente nos exames com especialista.

Nos casos da doença ainda no início, o tratamento é com métodos especiais que permitem que a criança continue enxergando normalmente. Em algumas ocorrências, é preciso o tratamento com quimioterapia, radioterapia ou, nos casos muito avançados, a retirada do olho é inevitável. Por isso, é importante a identificação precoce do retinoblastoma, porque quanto mais cedo, mais tratável, chegando a 95% a chance de cura, sem afetar a visão dos pacientes. Se não tratado adequadamente, pode afetar outros tecidos do corpo, colocando a vida da criança em risco.

Mais informações no programa “Impacto Notícias”, a partir das 11Hrs. Acompanhe pelo link https://sputnikvozdopovo.com.br/sertafm e também pela SertaFM 101,5.

Gostou do nosso portal de notícias?

Então siga o canal do YouTubereceba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Noroeste Mineiro, clique em NOTÍCIAS Siga o jornalista Jeferson Sputnik no TwitterInstagram e Facebook.  Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

O conteúdo do Sputnik Voz do Povo é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo