Covid-19: Anvisa alerta sobre diferença de vacinas em crianças
O indígena Davi Xavante, de São Paulo, foi a primeira criança brasileira vacinada contra a Covid-19, no dia 14 de janeiro. Desde então, milhares de doses pediátricas vêm sendo aplicadas diariamente no país.
A grande procura pela vacina infantil, fez com que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária emitisse um alerta aos profissionais de saúde para ficarem atentos ao preparo da dose de acordo com a faixa etária, o armazenamento dos frascos e a diferença entre os recipientes destinados a adultos e crianças.
Somente as vacinas da Pfizer e da CoronaVac podem ser administradas no público infantil.
No caso do imunizante da Pfizer, existem diferenças entre a vacina adulta e pediátrica. A tampa do frasco destinado às crianças é da cor laranja, enquanto a de adultos é roxa. A dosagem também é diferente, apenas 0,2 ml para os pequenos.
Os pais podem ajudar a equipe dos postos de vacinação na hora da conferência dos frascos e da dosagem na seringa para evitar aplicação errada do imunizante. Foi justamente o que a Andrea de Oliveira fez no dia da vacinação do seu filho, Luís Eduardo.
Mesmo com medo de agulha, Alice de 6 anos, que mora em Brasília, recebeu uma dose da Coronavac. Esse imunizante é aplicado nos mesmos moldes para crianças e adultos: 0,5 ml por dose, no frasco com tampa cinza. A mãe de Alice, Leila Saads, destacou o cuidado da enfermeira no momento da vacinação.
A nota da ANVISA recomenda ainda, que qualquer erro na aplicação da vacina pediátrica deve ser notificado ao Ministério da Saúde, para monitoramento, ainda que a criança não apresente reações.
Crianças a partir de 5 anos já podem receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no Brasil. O intervalo para a segunda dose de CoronaVac é de 28 dias e da Pfizer, 56 dias ou 8 semanas.
Mais informações no programa “Impacto Notícias”, a partir das 11Hrs. Acompanhe pelo link https://sputnikvozdopovo.com.br/sertafm e também pela SertaFM 101,5.
Gostou do nosso portal de notícias?
Então siga o canal do YouTube, receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Noroeste Mineiro, clique em NOTÍCIAS. Siga o jornalista Jeferson Sputnik no Twitter, Instagram e Facebook. Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].
O conteúdo do Sputnik Voz do Povo é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.
Comentários