fbpx
Últimas notícias

UFU realiza primeira cirurgia de substituição total de articulação temporomandibular pelo SUS em Uberlândia

Procedimento contou com participação de cirurgião de Goiânia e doação de prótese por empresa

Na tarde desta terça-feira, 19/10, uma equipe do Hospital Odontológico da Universidade Federal de Uberlândia (HO/UFU) fez a primeira substituição total da articulação temporomandibular (ATM) realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no município de Uberlândia.

A cirurgia, realizada no Hospital de Clínicas da UFU/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi necessária para o “tratamento de tumor em mandíbula (ameloblastoma) de grande extensão”. O ameloblastoma envolvia toda a hemimandíbula (metade da mandíbula) do lado direito da paciente, uma mulher de 27 anos de idade, residente no município de Presidente Olegário (MG).

A cirurgia durou cerca de cinco horas e foi realizada pela equipe de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do HO, com participação do cirurgião bucomaxilofacial Luis Gustavo Jaime Paiva, de Goiânia (GO). A prótese total de ATM, que foi customizada para o tratamento, foi doada pela empresa ArtFix.

“Esta prótese é confeccionada especificamente para cada paciente, o que gera altos custos para sua confecção, permitindo a correção do defeito gerado pela ressecção [retirada] do tumor, possibilitando assim a reabilitação da paciente”, destaca Larissa Gonçalves Cunha Rios, odontóloga integrante da equipe do HO.

A cirurgia ocorreu como planejado e a paciente deverá ficar em acompanhamento hospitalar por 48 horas. Por cerca de 40 a 60 dias, ela terá acompanhamento ambulatorial a cada semana.

O procedimento foi viabilizado a partir de uma parceria do HO/UFU, com o HC/UFU/Ebserh, com a Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia e com a Superintendência Regional de Saúde de Minas Gerais.

Gostou do nosso portal de notícias?

Então siga o canal do YouTubereceba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Noroeste Mineiro, clique em NOTÍCIAS Siga o jornalista Jeferson Sputnik no TwitterInstagram e Facebook.  Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

O conteúdo do Sputnik Voz do Povo é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo